Palestras serão realizadas até a próxima sexta-feira (15.09)
A Central de Saúde Mental, do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe), iniciou nesta segunda-feira (11.09) a programação alusiva ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
A programação iniciou com palestra da médica psiquiatra Fabiana Maciel, que trouxe o tema escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, para a campanha nacional deste ano: “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!” Na sala de espera, a profissional levou para pacientes e profissionais a importância de pedir ajuda, caso haja pensamentos suicidas.
De acordo com a gestora da Central de Saúde Mental, Ana Nita Souza, trazer à Central debates sobre o tema é de extrema importância. “A informação é a melhor forma de identificar e de saber como ajudar alguém que esteja pensando em tirar a vida”.
A programação, que é aberta ao público, segue durante toda a semana. Serão realizadas palestras e ações que tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir a respeito do suicídio.
Nesta terça (12.09), às 9h, haverá palestra com o psicólogo, Aluísio Augusto Soares de Melo. À tarde, as psicólogas Marcela Baade e Rosângela Ferreira farão uma dinâmica.
No dia 13, a psicóloga Virgínia Lira, especialista na parte infantil e adolescentes fará uma palestra. Já no dia 14, haverá palestra pela manhã, com a psicóloga Luciana Chagas, especialista em terapia cognitiva comportamental e curso ABA e a tarde com Marcela Baade, especialista em psicologia hospitalar e tanatologia (estudo científico da morte). No dia 15, a programação se encerrará com a médica psiquiatra Fabiana Maciel.
Central – O local conta com 22 psicólogos e sete psiquiatras e funciona de segunda à sexta, das 7h às 20h. Na Central são realizados diversos atendimentos na área de saúde mental, avaliação neuropsicológica e outros acompanhamentos, como orientação para a cirurgia bariátrica.
Os pacientes podem marcar a primeira consulta para psiquiatra através do 0800.284.2727, ligação de telefone fixo, já as ligações de celular devem ser feitas no 4020.2616. Remarcar consultas, psicologia e avaliação psicológica nos telefones 3183.4951 e 3183.4952. A Central fica na Rua da Harmonia, 626, Casa Amarela, Recife.