O projeto, que é uma parceria entre a Administração de Noronha e o Governo Federal, englobará desde palestras a pescadores a avaliações sociais
Com o tema Ação de Educação e Atendimento pelos Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social, o projeto INSS na Ilha vai oferecer, de 4 a 7 de dezembro, oportunidade aos moradores de resolver suas questões com o órgão.
Durante esse período, as pessoas vão poder tirar dúvidas, dar entrada e acompanhar processos. Haverá ainda palestras e serão realizados atendimentos individuais de perícias médicas e avaliações sociais.
As palestras vão acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, explicando os tipos de inscrição junto ao INSS, o que é necessário para se tornar um segurado e como dar entrada no Seguro Defeso. Os encontros serão no auditório da Erem Arquipélago, das 19h às 22h. Já os atendimentos individuais vão acontecer de 5 a 7 de dezembro, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, na Casa da Justiça e Cidadania.
De acordo com a coordenadora da Casa da Cidadania, Sandra Lima, esse projeto é de grande importância para a comunidade que queira tirar suas dúvidas sobre o tempo de serviço, aposentadoria, auxílio-doença, além de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Certidão de Tempo de Serviço.
Para o chefe de gerenciamento de Acordos de Cooperação Técnica do INSS, Renan Leal, a ação faz parte de um acordo de Cooperação Técnica com a Administração da ilha. “Essa iniciativa surgiu por conta da necessidade de atendermos a demanda local e fazermos uma supervisão anual. Então resolvemos não só fazer a supervisão, como também dar a oportunidade das pessoas terem contato conosco diretamente no atendimento, sem haver a necessidade de deslocamento para o continente”, disse.
Leal destaca ainda a oportunidade oferecida aos pescadores através de palestra específica para eles. “Uma das conversas será sobre o Seguro Defeso, onde os pescadores da ilha terão a oportunidade de saber como e quando podem requerer o benefício, de acordo com cada tipo de pescado.”
As perícias médicas vão acontecer na Unidade de Saúde da Família (USF) e as avaliações sociais na Casa da Cidadania. Ambos os serviços precisam de agendamento prévio, que já está sendo realizado na Casa da Cidadania, no turno da manhã. Outras informações podem ser obtidas pelo contato: (81) 99955-2381.