Parceria firmada entre secretarias de Estado promove acessibilidade a pessoas surdas

Publicidade

Uma parceria firmada entre as Secretarias de Administração (SAD) e de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) vem permitindo que pessoas surdas sejam atendidas, nas oito unidades do Expresso Cidadão, com o apoio de um intérprete, em tempo real, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa foi implantada no mês de junho e faz parte de uma série de serviços oferecidos pelas unidades com o intuito de proporcionar mais acessibilidade. A ação está sendo ofertada por meio da plataforma Libras@PE. Este sistema, que é acessado pelo aparelho de celular, viabiliza uma videochamada em tempo real, na qual o requerente e o atendente se comunicam por intermédio de um intérprete de Libras.

Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, “a medida visa garantir o direito dos cidadãos pernambucanos e promover um atendimento de qualidade para todos os usuários dos serviços do Expresso Cidadão”, pontuou a titular da pasta.

Já para o secretário Executivo de Administração e Patrimônio da SAD, Anselmo Carvalho, “essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações, destinadas a proporcionar mais autonomia e dignidade às cidadãs e aos cidadãos que são atendidos em todas as unidades do Expresso”, avaliou.

Programa – Instituído por meio do Decreto nº 20.491/1998, o Expresso Cidadão é um programa do Governo do Estado de Pernambuco, executado pela Secretaria de Administração. Ao longo de 25 anos, o Expresso Cidadão já realizou mais de 40 milhões de atendimentos. O programa atualmente está presente em oito unidades distribuídas na Região Metropolitana do Recife (duas no Recife e uma em Olinda) e no interior do Estado (Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina). A maioria delas está situada em shoppings centers, o que traz comodidade para a população devido ao alto índice de visitação nesses locais.

Publicidade