Comitê da Primeira Infância de Caruaru encerra atividades de 2023 com grandes avanços e novos planejamentos

Publicidade

Foto: Divulgação

Oficinas intersetoriais marcaram a última semana na cidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Comitê da Primeira Infância e integrante da Rede Urban 95, realizou, durante toda a semana passada, uma série de oficinas intersetoriais e reuniões de alinhamento para monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), bem como para estruturação de governança local para o programa Primeira Infância Caruaru (PRINC).

Para a realização das atividades, que envolveu diversas secretarias do município, as consultoras Fernanda Vidigal, do Instituto da Infância (IFAN), e Isabella Gregory, do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), parceiras da Rede Urban 95, estiveram engajadas durante toda a programação, com enfoque nos 5 Eixos Estratégicos do PMPI: I. Educação Urbana e Rural; II. Saúde Integral; III. Proteção da Criança e da Família; IV. Direito à Cidade, Infraestrutura e Sustentabilidade; e, V. Planejamento, Gestão e Monitoramento, subdivididos em 60 metas e 288 estratégias de ação.

A realização das oficinas teve como finalidade facilitar a elaboração do Plano de Ação para 2024, focado nas metas para o próximo ano e na reflexão sobre as estratégias para os anos seguintes.

Além das oficinas, vêm sendo realizadas periodicamente reuniões do panorama atual da política pela primeira infância na cidade e os próximos passos para o fortalecimento e sustentabilidade das ações em prol das gestantes, bebês e crianças pequenas.

De acordo com o assessor especial e membro do Comitê da Primeira Infância, Swami Lima, o ano de 2023 tem sido um divisor de águas na política municipal pela primeira infância, uma vez que foram aprovados alguns decretos e lei no município, como: 1. Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Caruaru (Lei 6.994, de 03 de abril de 2023); 2. Criação do programa Primeira Infância Caruaru (PRINC) com a participação de 11 secretarias municipais (Decreto 054, de 01 de agosto de 2023); e 3. Criação do Comitê das Crianças (Decreto 066, de 31 de agosto de 2023).

“Todos esses movimentos vêm para somar ainda mais nosso trabalho e fortalecimento para a Primeira Infância, sendo ela a protagonista de nosso estudo e estratégias ainda maiores e melhores para o que buscamos em 2024, além de que a participação na Urban 95 tem contribuído para novos projetos em Caruaru, como: elaboração de plano decenal 2023-2032 intersetorial e focado na primeira infância, pátios e parques naturalizados, espaços para fortalecimento de vínculo entre bebês e cuidadores, campanhas de mudança de comportamento, desenvolvimento de sistema de dados intersetorial, entre outros”, afirmou Swami.

Publicidade