Dia da Consciência Cristã, do Padre Arlindo, chega para movimentar o verão em Tamandaré-PE e fazer caridade

Publicidade

O DIA DA CONSCIÊNCIA CRISTÃ, evento religioso sem fins lucrativos, realizado pelo Padre Arlindo Matos, acontece há 11 anos em Tamandaré, com artistas de renome nacional. Sempre no 4º sábado de janeiro, tem toda a renda revertida para a Creche Projeto Tamandaré, uma creche-escola que atende 500 crianças em situação de vulnerabilidade social extrema e da qual o padre é o Diretor.

Em 2024, a atração será o cantor Geraldo Azevedo e a data já está marcada para o dia o dia 27.01.2024. Será realizado na Vila Padre Arlindo, uma vila turística temática, com mais de 27 mil m2, na Praia dos Carneiros, Tamandaré-PE, com estimativa de 10 mil pessoas, um público bastante qualificado e diferenciado. Por isso, movimenta a cidade, do ponto de vista cultural, turístico (inclusive o turismo religioso) e econômico, sobretudo, com intensa movimentação do comércio local.

É um evento popular e cultural que inicia com a celebração da Missa, seguida de uma apresentação de grandes atrações. Em edições anteriores, o evento teve participação de Jota Quest, Alceu Valença, Diogo Nogueira, Elba Ramalho, Santana, Dudu do Acordeon, Almir Rouche, Padre Fábio de Melo, Padre Antônio Maria, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins, dentre outros.

O evento faz parte do calendário de eventos do Governo do Estado, de acordo com a Lei Estadual nº Lei 16.295, de 08.01.2018. É um momento para a família vivenciar a alegria e celebrar a vida.

O evento conta com o apoio da Rede Globo, com chamadas na programação local.

OBJETIVOS DO EVENTO

Toda a renda é revertida para a creche Projeto Tamandaré/Padre Enzo Rizo, da qual o Padre Arlindo é Diretor e que que presta assistência a cerca de 500 crianças em situação de risco social extremo da cidade Nessa creche, as crianças da educação infantil estudam em regime integral (dois turnos). Após essa idade, elas contam com o contraturno escolar, com aulas de dança, capoeira, música, informática e profissionalizantes. Para ingresso na creche, a renda familiar tem que ser de até 1/3 (um terço) do salário-mínimo;
– potencializar o turismo de Tamandaré e gerar renda para o município;
– divertimento sadio para toda a família, além de proporcionar um momento religioso.

CRECHE PROJETO TAMANDARÉ/PADRE ENZO

A Creche Padre Enzo tem como vocação cuidar de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade de Tamandaré. Oferece esperança de um futuro melhor para as crianças de 0 a 15 anos. Em 2019 e em 2020, foi eleita entre as 100 Melhores ONGS do Brasil, pelo Instituto Doar. Já em 2021 e em 2022, além do Prêmio de 100 Melhores Ongs do Brasil, também levou a estatueta de Melhor ONG do Estado de Pernambuco.

A creche ajuda a transformar a vida das crianças e oferece escola em educação infantil em horário integral para as crianças até 6 anos e contraturno para as crianças acima de 7 anos até os 14 anos. Lá, elas recebem educação de qualidade, atividades como esportes, música, informática, capoeira, além das 5 refeições por dia.

Para matricular os filhos, a família inteira junta deve ter renda de até R$ 300,00, daí a importância do trabalho de acolhimento. São crianças filhas pais muito carentes.

A entidade também oferece à comunidade carente de Tamandaré e às mães do Projeto cursos de línguas e profissionalizantes na área de turismo, hotelaria, gastronomia e técnicos de refrigeração, dentre outros.

A creche é mais um dos trabalhos em que o padre Arlindo está completamente envolvido COMO Diretor e acredita que cuidar das crianças é uma maneira essencial de cuidar da cidade.

VILA PADRE ARLINDO
O espaço, capitaneado por um grupo de empresários foi entregue à cidade e visa suprimir uma carência na região, já que, apesar da Praia dos Carneiros ser destino turístico dos mais procurados no Brasil, não possui centrinho ou área turística estilizada com lojinhas. O Padre Arlindo cedeu os direitos de imagem para batizar o espaço com seu nome, pois vai gerar 200 empregos diretos e um percentual da renda vai beneficiar os trabalhos sociais da Associação Padre Arlindo.

Trata-se de um equipamento pioneiro, multicultural, fruto de um sonho antigo, com área gigante de 27 mil m² e 31 lojinhas coloridas, que reúne gastronomia, cultura, arte e compras, numa linda vila gastronômica, com um mix interessante de hamburgueria, sorveteria, bistrô, pizzaria, cafeteria, açaí e cheia de lojinhas de artesanato, roupas, souvenir, de venda de passeios turísticos etc, todos inseridos na paisagem natural do lugar.
O espaço também possui museu permanente que conta um pouco da história do Padre Arlindo, além de lojinha com renda revertida para a Associação Padre Arlindo. No lugar, também podem acontecer eventos multiculturais, shows, exposições, feiras, além de área para realização de casamentos e festas particulares. Portanto, será um local de diversão garantida.
Também haverá uma feirinha permanente no local, onde mulheres que fizeram o curso “Empreendedoras de Sucesso”, realizado pela Associação Padre Arlindo, em parceria com o SEBRAE e o Grupo Mulheres do Brasil, poderão vender permanentemente nos finais de semana, sua produção artesanal e de comidinhas.
Os negócios estão permeados de espaços instagramáveis e elementos rústicos integrados à natureza e gerará muitos empregos diretos, onde a gestão do empreendimento caberá à Arena Carneiros, que também administra o Hotel existente no espaço. Um dos sócios, Marcelo Alves, fala com entusiasmo sobre o projeto: “a Vila Padre Arlindo é um sonho que eu estou realizando de poder proporcionar algo para o destino de Tamandaré. Eu não tenho dúvidas que, com a vinda de Padre Arlindo para o projeto, a gente consegue impactar a vida de milhares de pessoas, não só que não está visitando o destino, como também pessoas que vão estar ali sendo beneficiadas, tendo uma oportunidade de emprego, oportunidade de levar comida para sua casa. Então tudo isso se transforma em gratidão e muita felicidade por poder estar realizando esse sonho junto ao nosso Padre.”.

 

Publicidade