Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru 2024 contará com estrutura de saúde para os foliões

Publicidade

Mais de 50 servidores atuarão in loco, além dos que estarão na retaguarda nas UPA’s e hospitais municipais.

A folia de Momo já bate à porta da Capital do Agreste com o Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru 2024, que irá sacudir a cidade nos dias dois e três de fevereiro. Para garantir que a festa seja vivenciada com muita saúde e alegria, a Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) oferecerá uma estrutura especial para atender os foliões durante o evento. Um posto de saúde para os primeiros atendimentos será montado na Rua Silva Filho, Bairro Nossa Senhora das Dores, nas imediações de dois polos de folia (Estação Ferroviária e Rua José Condé).

O espaço tem estrutura de sala vermelha para estabilização de pacientes em situação clínica mais grave e sala de observação para os atendimentos menos graves e que necessitarão de medicação. O local conta ainda com equipamentos necessários para a realização dos primeiros atendimentos, em casos de urgência e emergência, sendo eles: desfibrilador, respirador (ventilador mecânico), oxímetro, carro de parada, monitores, entre outros necessários para um atendimento de qualidade e eficiente. Além disso, ambulâncias estarão de prontidão para, caso seja necessário, transferir algum paciente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Durante todo o evento, inspetores sanitários realizarão a fiscalização do comércio de alimentos no polos de animação. Serão fiscalizados o comércio ambulante, bem como estabelecimentos que estarão no perímetro da festividade. O objetivo da ação é garantir que sejam ofertados alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. A população que verificar alguma irregularidade nesse comércio poderá denunciar pelo WhatsApp (81) 9 8384-3772 ou no posto de saúde montado na festa.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também estará presente no evento para a realização de sensibilização e distribuição de insumos (preservativos internos e externos, geles lubrificantes e autotestes com detecção oral para HIV), por meio de colaboradores volantes entre os foliões. Além disso, estarão disponíveis dispenseres de preservativos em bares, restaurantes, boates e casas noturnas no entorno do local da festividade, assim como em outras localidades do município.

Mais de 50 servidores da saúde estarão envolvidos nos polos de folia e, como retaguarda, estarão o Hospital Municipal Manoel Afonso – HMMA, a Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres – MMSDP e o Samu Caruaru, que estarão funcionando normalmente e contarão com o efetivo disponível para prestar atendimento. “Montamos a mesma estrutura do ano passado para ter a garantia de que o folião que vem brincar o pré-carnaval aqui conosco, possa ter maior segurança e serviços de saúde garantidos com todos os atendimentos pré-hospitalares. É um processo que envolve toda a nossa estrutura da saúde municipal”, destacou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.↵

Publicidade