O Carnaval está aí, momento de integração, aglomeração e contato com as pessoas, por isso é importante lembrar alguns cuidados para prevenção de doenças, principalmente entre as crianças e os idosos. No Hospital dos Servidores do Estado (HSE), o clínico e geriatra, Marcos Holmes, reforça a necessidade de hidratação, com muita água, água de coco e frutas; boa alimentação; e proteção contra o sol.
De acordo com o médico, devido às altas temperaturas e ao aumento do metabolismo, as pessoas devem adotar o hábito de: sair da folia para beber água. “Setenta por cento do nosso corpo é formado por água, ela é um componente do sangue, e à medida que perdemos, devido ao calor, a sudorese excessiva, ao uso do álcool, podemos desidratar, e os sintomas podem ser leves, mas também graves. No idoso dá confusão mental e até desmaio”, alerta. Não esquecer também de se proteger do sol, usar o protetor solar, camisa de proteção e, sempre que possível, diminuir a exposição ao sol.
Outra preocupação deve ser com os alimentos. O ideal é ter uma boa alimentação, mas muito cuidado com os alimentos mal acondicionados, eles podem provocar intoxicação alimentar. “Lembrem de verificar a procedência do alimento e o nível de acondicionamento”, destaca Marcos Holmes.
Ainda de acordo com o clínico, o Carnaval é um momento saudável, de celebração cultural e de integração, mas é necessário estar atento aos excessos, e faz um último lembrete: “Quem tiver com sintomas de gripe ou febril, evite ir brincar, lembrem das crianças, dos idosos, evitem a transmissão de doenças”.