Pernambuco recebe os Jogos Escolares Brasileiros

Publicidade
Maior competição esportiva educacional do Brasil vai reunir milhares de estudantes na capital pernambucana
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 desembarcam pela primeira vez em Pernambuco, trazendo a maior competição esportiva educacional do País para a capital Recife. O certame, que será realizado entre os dias 20 de setembro e 03 de outubro, em diversos polos pela cidade, reunirá cerca de 9 mil alunos/atletas, técnicos, dirigentes e staff de todos os estados brasileiros. Pernambuco participará dos jogos com a maior delegação do estado na competição, com 357 integrantes.
Os JEBs é uma grande competição esportiva organizada anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. O certame tem como objetivo principal promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.
“Chegou o grande momento do esporte educacional brasileiro. É uma honra para Pernambuco receber os JEBs. Preparamos uma grande competição com nossos parceiros da CBDE e tenho certeza que serão disputas emocionantes em todas as modalidades. Foram meses de muito trabalho e empenho de toda a equipe para entregar o melhor para os participantes. Desejo sucesso às delegações; em especial à delegação pernambucana”, declarou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.
As delegações de todos os estados, representando as modalidades de judô, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e vôlei chegam ao Recife nesta sexta-feira (20) para o início das competições dos JEBs 2024. As disputas começam já no sábado (21), dia em que também ocorrerá a cerimônia de abertura na Arena de Pernambuco. O evento será marcado pela abertura oficial da competição e contará com a presença do medalhista olímpico em Paris 2024, Caio Bonfim, além de autoridades.
“A expectativa é de que seja um sucesso. A gente espera conseguir integrar esses jovens, proporcionar espaços de aprendizagem esportiva, educacional e certamente impactar na vida do esporte escolar do Brasil. Aqui em Pernambuco todos vão poder conhecer um pouco do nosso estado, da cultura, da nossa comida e também da nossa hospitalidade. Temos certeza de que vamos acompanhar uma grande competição”, finalizou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.
Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. Ao todo são 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, Taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Os locais de competição são espalhados pela cidade do Recife. Ao todo serão 17 sedes que receberão modalidades do JEBs. Entre elas destacam-se o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Arena de Pernambuco, Ginásio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
A última edição do JEBs foi disputada no ano passado, em Brasília, no Distrito Federal. Na ocasião, a delegação de Pernambuco contou com 240 pessoas, entre alunos/atletas, técnicos e staff. Durante a competição, foram arrematadas 57 medalhas pela delegação pernambucana nas séries ouro, prata e bronze (primeira, segunda e terceira divisão do certame). Desse total, foram 15 medalhas de ouro, 13 de prata e 29 de bronze. O recorde do Estado são 67 medalhas conquistadas na edição de 2022 do JEBs.
Foto: Josimar Oliveira
Publicidade