Prefeitura de Caruaru avança em políticas de Primeira Infância com reuniões intersetoriais

Publicidade

A iniciativa visa aprimorar o projeto do CERPRINC e alinhar ações com as necessidades de gestantes e crianças pequenas no município

A Prefeitura Municipal de Caruaru, em colaboração com a Rede Urban 95 e o Comitê de Primeira Infância Caruaru (CPRINC), está promovendo, de setembro a novembro de 2024, uma série de reuniões intersetoriais e de alinhamento para aprimorar o projeto político-pedagógico (PPP) do Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância de Caruaru (CERPRINC). Inaugurado em abril deste ano, o CERPRINC visa atender às necessidades das gestantes e crianças de até 6 anos no município.

As reuniões têm como objetivo alinhar as ações do Centro às expectativas das lideranças municipais, servidores técnicos das diversas secretarias e famílias com crianças na primeira infância. O aperfeiçoamento do PPP também leva em conta o Plano Municipal pela Primeira Infância 2023-2032 (PMPI), que inclui mais de 280 metas e estratégias nas áreas de educação, saúde, proteção e gestão.

Desde 2017, Caruaru tem avançado na construção de políticas públicas voltadas para a primeira infância, com um marco importante em 2023, quando foram aprovados decretos e leis significativas, incluindo o PMPI e o Programa Primeira Infância Caruaru (PRINC). A participação na Rede Urban 95 desde 2020 tem impulsionado ainda mais essas iniciativas, alinhando o município com a visão internacional de que “uma cidade melhor para a criança é uma cidade melhor para todos.”

Neste mês, com consultoria do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Caruaru iniciou uma etapa de diagnóstico da primeira infância, que continuará nos próximos meses com reuniões presenciais e virtuais. Este esforço é mais um passo importante para fortalecer e garantir a sustentabilidade das políticas e ações em prol das gestantes e crianças pequenas, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o cuidado e o desenvolvimento das futuras gerações.

“A realização desses encontros setoriais e intersetoriais fortalece a política municipal para primeira infância, permitindo que cada secretaria compreenda a importância do tema e o seu papel. Com essas ações, a gente reforça o trabalho em equipe com diferentes profissionais. Portanto, é uma força conjunta para fortalecer as ações relacionadas à pauta da primeira infância”, afirma Swami Lima, assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru.

Publicidade