Anderson do Pife retrata cultura do pífano em dissertação de Mestrado

Publicidade

Com o tema : “Por uma Micropolítica do Pífano na sala de aula: partilha de afetos, rupturas e agenciamentos a partir da obra do Mestre João do Pife de Caruaru”, o músico e defensor da cultura caruaruense, Anderson Silva, mais conhecido por ‘Anderson do Pife’, estará defendendo sua dissertação de Mestrado nesta terça-feira, 26, às 8h, na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste.

Anderson do Pife, vê em sua dissertação, um momento muito importante não apenas para apresentar ou aprofundar mais conhecimento sobre este seguimento de nossa cultura local, mas acima de tudo, a preservação desta arte musical de forma didática. “Ao longo de mais de uma década de observação enquanto curioso e/ou pesquisador do Pífano, percebi que esse instrumento apesar de ser umas das maiores forças de representatividade da música tradicional de nossa região, ainda sofre com uma ausência de material de suporte didático e pedagógico para que se proponha um diálogo entre esse saber e novas gerações de crianças e jovens nas escolas, o que compromete de maneira direta a salvaguarda e preservação desse nosso patrimônio”, destacou o mestrando.

Anderson do Pife também registrará em seu projeto didático, o valor  e obra do Mestre  João do Pife, uma das maiores referências da Cultura de Caruaru, abrindo um diálogo importante com estudantes da Rede Pública Municipal. “Busquei de forma objetiva trabalhar com os afetos e a partir da Obra do Mestre João do Pife, desenvolver uma possibilidade de diálogo entre o Pife e as escolas da rede municipal em Caruaru”, explicou Silva.

“Compor essa obra foi um deleite, pois tive a honra de ter ao meu lado enquanto parceiro de escrita o nosso Doutor João do Pife, e como orientador o Professor Dr. Sandro Guimarães de Salles, o que fez desse trajeto um momento de aprendizado e muita felicidade. Agora é torcer para que tenhamos um diálogo com a Secretaria de Educação e possamos botar em prática a nossa: Micropolítica do Pífano na sala de aula”, apostou Anderson Silva ‘Anderson do Pife’.

Publicidade