Impactos econômicos do motofest e da agroeconomia ganham centro de debates na tribuna da Câmara

Publicidade

Foto: Vladimir Barreto

Parlamentares discutem direitos do idoso, tendências do agronegócios e a importância do Motofest para a cidade.

Entre as questões discutidas, durante a 72ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, nesta quinta-feira (28), destacam-se: a economia rural e o impacto cultural e econômico do evento Caruaru Motofest, que desde 2019, ainda com os impactos da pandemia do COVID19, vem se revelando como um exponencial palco de negociações da região, além dos cuidados e defesa dos direitos dos idosos do nosso município.

Defesa dos Direitos do Idoso

O vereador Jorge Quintino (Pode) apresentou duas proposições para melhorar o atendimento à população idosa. Ele sugeriu a criação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Caruaru, um espaço dedicado ao acolhimento e cuidado especializado, garantindo mais dignidade aos idosos da cidade. “Esse espaço será um marco em nossa cidade, oferecendo acolhimento digno, cuidados especializados e um ambiente que respeite e atenda às necessidades da terceira idade”, afirmou Quintino. Além disso, o vereador também defendeu a criação de uma Delegacia do Idoso, para assegurar a proteção legal e lembrou do comprometimento do legislativo com o direito do idoso, prova disso é a gratuidade do Cartão Leva Idoso.

Economia Rural

O vereador Val Lima (PSDB) abordou a situação difícil enfrentada pelos produtores rurais de Caruaru no que diz respeito ao armazenamento de alimentação para o gado. Lima destacou a importância de ensinar os agricultores sobre técnicas de armazenamento eficientes, que permitam atravessar os períodos de seca sem recorrer à compra de ração. “Esse inverno que estamos tendo, com quase cinco meses de chuvas, nos dá uma oportunidade única. É possível realizar até quatro cortes de capim e garantir o sustento do gado até o próximo inverno”, afirmou Val Lima. Além de comentar sobre técnicas utilizadas em outras regiões do país e que poderiam servir de parâmetro de estudo para dar maior suporte ao agronegócio do município.

Cultura

O presidente da Câmara, Bruno Lambreta (PSDB), aproveitou a sessão para exaltar o sucesso do Caruaru Motofest, realizado hoje, e se consolidou como o segundo maior evento de motociclismo do Brasil. Lambreta destacou a importância do evento para a economia local e mencionou a movimentação dos setores de turismo e comércio, com a rede hoteleira já com 90% de sua capacidade ocupada. “Caruaru celebra este evento porque ele movimenta a economia e coloca a cidade no radar nacional”, afirmou o presidente. Ele também fez um reconhecimento ao Movimento Motociclístico de Caruaru (MMC), que organizou o evento, e expressou otimismo sobre o impacto positivo para o município. “Tenho certeza de que será um evento gigantesco”, concluiu Bruno Lambreta.

Ademais, a vereadora Perpétua Dantas (Avante) esteve presente remotamente e destacou a célebre lei que garante maior transparência na divulgação de informações sobre criminosos sexuais em processos judiciais, visando a proteção da dignidade sexual da população. Ela parabenizou a atitude preventiva do governo. Em seguida, se animou ao lembrar de quatro mulheres que vão receber medalhas de honra ao mérito por suas contribuições na cidade, sendo Rosa Maria Bezerra, Renilda Cardoso, Marluce de Lima, Joana Angélica, para a cultura local. Perpétua também elogiou o cenário cultural de Caruaru e confirmou sua participação no Motofest 2024, “sou rockeira, participo há muitos anos do canário do rock aqui em Caruaru e parabenizo a Prefeitura Municipal de Caruaru”, celebra a vereadora.

A próxima Sessão Ordinária será na terça-feira (3). Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

Publicidade