O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, irá realizar no próximo dia 12, das 8h às 12h30, o I Seminário “Territórios Quilombolas: Diálogos com as Comunidades Tradicionais”. O evento ocorrerá no auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Caruaru, localizada na Avenida José Florêncio Filho, S/N – Universitário, Caruaru/PE
A iniciativa tem como objetivo fortalecer as conexões e o diálogo entre as comunidades quilombolas da região do Agreste Pernambucano, abordando temas fundamentais como reconhecimento, cultura, história e os desafios enfrentados por essas comunidades.
As quatro comunidades quilombolas do município de Caruaru (Serra Verde, Carapotós, Crato e Guaribas) foram convidadas para participar. Na ocasião, serão discutidas questões como saúde, educação e direitos territoriais. O primeiro seminário pretende criar um espaço de diálogo e escuta dos problemas enfrentados pelas comunidades, bem como de partilha de suas histórias, saberes e bens culturais.
Confira a programação:
8h – Coffee break
8h20 – Abertura e formação da mesa-redonda com Itapuan de Vasconcelos Sobral Filho, Promotor de Justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru.
8h45 – Momento Cultural
9h às 10h30 – Mesa-redonda: “O Ser Quilombola na Contemporaneidade e os Desafios à Certificação dos Quilombos”
Palestrantes:
● Sandro Guimarães de Salles – Coordenador do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem-Viver da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste.
● Márcia de Angico – integrante do Comitê Pernambucano de Educação e da Comissão Pedagógica da Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação de Pernambuco, além de membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco
10h30 às 11h30 – Organização dos Grupos de Trabalho
11h30 às 12h30 – Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho (GTs)
SERVIÇO:
DATA: 12/11/2024
HORÁRIO: 8h às 12h30
LOCAL: Auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Caruaru (MPPE), Avenida José Florêncio Filho, S/N – Universitário, Caruaru/PE
FORMATO: Presencial
REALIZAÇÃO: 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, com apoio do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem-Viver – UFPE/CAA e do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Educação do Campo – UFPE/CAA, e colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru.