Aulas acontecem para cerca de 500 alunos da Eja Campo em 11 cidades
Uma parceria entre Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), e a Ong Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), proporciona para cerca de 500 estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Campo (Eja Campo) participarem de cursos de Agroecologia em 11 cidades do Agreste e Sertão do Estado. Durante as aulas, que ocorrem nos territórios onde vivem, os alunos e alunas participam de práticas agrícolas sustentáveis, o que tem sido de grande valor para as famílias que buscam alternativas para melhorar suas condições de vida.
A agroecologia alia saberes tradicionais a novas abordagens ambientais. Durante o curso, que tem duração de 120 horas, os estudantes da rede aprendem técnicas que respeitam os ciclos naturais da terra, promovendo a saúde do solo e a biodiversidade. Para eles, esse aprendizado é uma forma de garantir uma agricultura mais sustentável e resiliente, adaptada às mudanças climáticas e aos desafios do campo.
A estudante Janailza Eulália, da área rural de São Bento do Una, conta que os conhecimentos adquiridos têm sido de grande valor. “O curso tem me orientado a fazer uma plantação de melhor qualidade. Hoje eu sei o que é uma cobertura de solo, além de muitas outras coisas que antes não tinha nem noção. Sei fazer uma boa plantação e sinto também que posso incentivar e repassar o que aprendi a outras pessoas”, conta.
Sentimento parecido é o de Maria José Pereira. “Aqui nós aprendemos muito, aprendemos a dar uma organizada nas nossas plantas, nos nossos quintais. Estou plantando minhas coisinhas, faço minhas verdurinhas e umas plantinhas medicinais. É benéfico para nossa saúde e para o meio ambiente, porque a gente usa materiais recicláveis. Agradeço ao Serta e aos nossos professores”, destaca a aluna.
A parceria entre a SEE e a Serta foi firmada em 2023. Uma iniciativa que reflete o compromisso do Governo de Pernambuco com a valorização da educação no campo. Uma união de esforços entre o setor público e a sociedade civil que tem sido fundamental para transformar a realidade das comunidades rurais, proporcionando acesso à educação de qualidade e, ao mesmo tempo, incentivando práticas que garantem a sustentabilidade do meio ambiente.
“Os cursos de qualificação em agroecologia ofertados pelo Serta em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes foram planejados com o intuito de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável nas comunidades atendidas. No contexto da Educação de Jovens e Adultos, essas aulas têm um papel crucial ao fornecer aos estudantes conhecimentos e habilidades práticas que podem ser diretamente aplicadas em suas atividades diárias nas comunidades, gerando renda para as famílias e novas oportunidades de trabalho”, destaca a gerente geral de Educação Profissional da SEE, Socorro Rodrigues.