Parlamentares discutem segurança nacional e celebram conquista municipal de transparência pública 

Publicidade

Fotos: Vladimir Barreto

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (14), o Poder Legislativo de Caruaru debateu o último atentado ao STF e a importância de fortalecer a democracia no país, como também discutiu questões de infraestrutura e saúde do município. Além disso, houve comemoração pela conquista que a Casa obteve no quesito transparência pública.

Na ocasião, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), fez uso da tribuna para tratar de duas situações; a primeira delas abordou a notícia de que a Câmara Municipal de Caruaru recebeu certificação ouro pelo Radar Nacional da Transparência. Ele pontuou que a conquista é fruto do empenho dos vereadores e vereadoras em desenvolver suas atividades parlamentares com excelência, bem como do trabalho exercido pelos servidores da Casa, especialmente no sistema de comunicação. Sua fala foi complementada pelos vereadores Mano do Som (PDT) e Jorge Quintino (PODE), que também demonstraram entusiasmo com o resultado, afirmando que é um momento histórico para o Legislativo de Caruaru.

Já a segunda questão explanada pelo presidente tratou do ataque à sede do STF, ocorrido na noite desta quarta-feira (13). “Isso mostra o quanto os líderes políticos do país, bem como as instituições públicas, precisam ser fortalecidos”, afirmou Bruno. O assunto repercutiu na reunião, e a vereadora Perpétua Dantas (Avante) expressou: “O 8 de janeiro ainda não terminou”, fazendo alusão aos crimes cometidos contra as sedes dos três poderes federais, no ano passado. A parlamentar explicou a importância de desnaturalizar as violências políticas cometidas no dia a dia, que podem chegar a atos como este atentado de ontem.

Combate a diabetes 

Neste dia dedicado ao combate a diabetes, o Professor Jorge Quintino (PODE) propôs a criação de um centro de referência com especialidade no tratamento e acompanhamento completo da doença. O objetivo, segundo Jorge, é: “prestar atendimentos e esclarecimentos a população, oferecendo suporte ambulatorial e multidisciplinar, que envolva cuidados médicos e nutricionais”, como também psicológicos e sociais, disse o vereador, defendendo que a iniciativa permitirá que o paciente receba tudo que é necessário em um só local.

Voto de pesar

Na tribuna, o vereador Mano do Som expressou sua solidariedade à família enlutada pelo falecimento de Neusa de Oliveira Silva, conhecida como Dona Neusa Parteira. “Uma mulher que dedicou sua vida à comunidade como parteira e que foi homenageada pelos seus mais de 10 mil partos”, contou Mano, ressaltando que ela deixa um legado de generosidade e humanidade.

Infraestrutura

O vereador Lula Torres (PSDB) fez algumas pontuações a respeito da infraestrutura do município, destacando uma demanda do bairro São Francisco. Ele explicou que a feira popular precisa funcionar em um ambiente coberto, a fim de facilitar o dia a dia do feirante em relação às dificuldades impostas pelo forte calor ou pelas fortes chuvas. Lula afirmou estar em intermediação com o prefeito Rodrigo Pinheiro e a governadora Raquel Lyra em prol da situação.

A próxima Sessão Ordinária será na terça-feira (19).

Publicidade