Polícia Federal deflagrou OPERAÇÃO 101

Publicidade

Recife/PE. A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã de hoje (28/11/2024), a OPERAÇÃO 101, com a finalidade de reprimir a ação de uma organização criminosa internacional especializada nas práticas do tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro.

A investigação, que tramita na Justiça Federal em Recife, foi iniciada há pouco mais de um ano, período no qual foram realizadas algumas ações pontuais, tendo uma delas resultado na apreensão de cerca de 650kg de cocaína, no Porto de Pecém, no Estado do Ceará, num trabalho conjunto entre a Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil. A droga apreendida seria enviada para a Austrália, onde, num trabalho de cooperação internacional com as autoridades daquele país (Australian Federal Police – AFP), foi possível identificar e realizar a prisão de dois integrantes da Organização Criminosa investigada, os quais seriam responsáveis pelo recebimento da carga.

Ao todo, 120 (cento e vinte) Policiais Federais estão dando cumprimento a 24 (vinte e quatro) mandados de busca e apreensão e 11 (onze) mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens dos investigados, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo e Amazonas. Também estão sendo realizadas diligências em Portugal pela Polícia Judiciária local, em razão da informação de que um dos membros da Organização Criminosa estaria residindo naquele país.

Os crimes investigados são de Organização Criminosa (art. 1º, §1º, da Lei nº 12.850/13), Tráfico Internacional de Drogas (art. 33 c/c art. 40, inciso I, da Lei nº 11.343/06), e de Lavagem de Dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98), cujas penas somadas, podem ultrapassar os 40 anos de reclusão.

O nome da operação decorre do fato de parte do grupo ter migrado do Sul do país, onde foi alvo da OPERAÇÃO HINTERLAND, também de repressão ao narcotráfico internacional, deflagrada, no ano passado, pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul, passando a atuar em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, os extremos da principal rodovia do país, a BR-101.

Publicidade