Audiência pública foi realizada na Alepe e reuniu profissionais de educação e autoridades
Representantes da Secretaria de Educação do Estado (SEE) de Pernambuco participaram, na manhã desta segunda-feira (11), de uma audiência pública para apresentar o relatório anual de indicadores de 2023 da pasta. A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, realizou um balanço das ações, projetos e investimentos direcionados à educação em Pernambuco e compartilhou dados sobre a qualidade de ensino nas escolas estaduais.
A mesa da audiência foi formada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, da União Estadual dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) e do Ministério Público, além de deputados que integram a comissão de Educação da Alepe e demais autoridades.
“É nossa obrigação prestar contas, apresentar resultados e esta é a casa que tem também a obrigação de nos fiscalizar. A reunião foi feita num ambiente muito bom, com questões muito bem colocadas, apontando algumas fragilidades, aquilo que a gente precisa melhorar, e também reconhecendo aquilo em que avançamos. Isso é bom para a democracia e também para construir, através do diálogo, uma educação melhor”, afirmou Alexandre.
Entre os indicadores apresentados durante a audiência pública, destacam-se a redução de 8,1% da taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais; a ampliação do número de escolas em tempo integral, chegando, em 2023, a 637 escolas; a redução de 15% do quantitativo total de professores temporários, passando a ter mais professores efetivos nas escolas, e o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com uma nota 4,5, superando a média nacional.
A realização da audiência atende aos requisitos da Lei de Responsabilidade Educacional (Lei Estadual nº 13.273/2007), que prevê normas de prestação de contas e reforça o compromisso do Governo do Estado de Pernambuco com a transparência e diante da sociedade.
Foto: Josimar Oliveira