
O evento, realizado na Arena de Pernambuco, integra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
“Consegui bastante coisa aqui: levei ele ao psiquiatra e para a terapia. Esse evento já foi uma grande ajuda”, contou a vendedora Silvana Alexandre, mãe do pequeno Silas, de três anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2. Assim como ela, milhares de famílias participaram da Arena da Inclusão, neste sábado (23), na Arena de Pernambuco. A iniciativa integra a programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que oferece uma série de ações e serviços até o próximo dia 29. Presente no evento, a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, destacou a importância do cuidado e da inclusão no cotidiano das famílias pernambucanas.
“Hoje tivemos a Carreta da Mulher, atividades de recreação, ações de inclusão, atendimento para elevar a autoestima, como massagens, além de serviços da Defensoria Pública e do Balcão de Direitos, com emissão de documentos, inclusive carteira de identidade para pessoas com TEA. É o Estado chegando à vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A Arena da Inclusão assegurou atendimentos médicos em diversas especialidades, além da realização do Registro Estadual do Autista (REAC). Também foram ofertados serviços de cidadania, como emissão de documentos, entre eles a Carteira de Livre Acesso e a Carteira de Identificação para Pessoas com TEA (CIPTEA), orientações jurídicas, cortes de cabelo e atendimento de diversos órgãos, como a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), Detran, Compesa e Defensoria Pública.
A diretora presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, destacou a importância do evento para aproximar o Estado das famílias. “A grandeza desse evento está em reunir diversas ações do Estado em um só lugar, trazendo mais praticidade para pessoas com deficiência e seus familiares”, disse.
Entre os participantes da Arena da Inclusão, está Fátima Almeida, mãe de Nazaré Almeida. Ela ressaltou a importância de iniciativas como o PE Conduz para sua filha, que sofre de paralisia cerebral. “É um trabalho maravilhoso. Além da fisioterapia, eles atendem também quem faz hemodiálise e ainda têm a rota do lazer. Fomos para tantos lugares que eu nunca pensei que iria conhecer”, contou.
Também presente no evento, o deputado federal Eduardo da Fonte falou sobre a importância da Arena de Pernambuco ser utilizada como um centro de inclusão. “Tenho certeza de que vamos conseguir transformar a Arena em um espaço diário de acolhimento às crianças e às famílias”, frisou. “O Governo de Pernambuco tem esse projeto que fortalece a Arena como um equipamento inclusivo, aproximando as pessoas, oferecendo assistência. Só quem procura esse atendimento sabe a importância dessas ações”, reforçou o deputado estadual Henrique Queiroz Filho.
*Semana Estadual* – O Governo de Pernambuco deu início, na última quinta-feira, à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com a participação de diversos órgão estaduais, entre eles a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com o tema “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: Nenhum Direito a Menos”, a semana terá exposições, caminhadas, debates, formações, apresentações culturais e outras atividades até 29 de agosto.
O tema deste ano reafirma o compromisso do Estado na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Durante a semana, por exemplo, as 1.072 escolas da rede estadual de ensino vão promover atividades que têm como foco o combate ao capacitismo e a promoção da inclusão.
Também acompanharam a governadora na Arena da Inclusão o deputado federal Lula da Fonte e os deputados estaduais France Hacker e Pastor Cleiton Collins.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom