Câmara aprova Semana de Combate ao Abuso Infantil e homenagem ao diretor do HMV

Publicidade
Fotos: Vladimir Barreto
Vereadores aprovam inclusão de campanha no calendário oficial e concedem Medalha Dr. Geminiano Campos ao diretor do Hospital Mestre Vitalino, Marcelo Cavalcanti

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, nesta terça-feira (27), a 29ª Sessão Ordinária da atual legislatura. O encontro deu continuidade a debates sobre inovação tecnológica e São João. Confira, a seguir, os principais pontos da sessão desta terça.

Plenário discute avanços na saúde, mobilidade e meio ambiente

Durante o 1º expediente, diversos temas de interesse público foram debatidos pelos vereadores de Caruaru. O vereador Anderson Correia celebrou a publicação da portaria que credencia o ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste) a oferecer leitos de UTI pediátrica. A medida, segundo ele, representa um avanço significativo para a saúde infantil na região.

Lula Torres e Paulinho destacou a importância do São João na Roça para os moradores da zona rural, elogiando a atuação da Fundação de Cultura e da Prefeitura por promover inclusão e valorização cultural nas zonas rurais do município.

O vereador Gil Bobinho apresentou um requerimento e anteprojeto solicitando a substituição da frota pública movida a combustíveis fósseis por veículos elétricos. Ele também divulgou um relatório de gastos mensais com combustíveis pela Prefeitura, reforçando a importância de adotar alternativas sustentáveis.

Júnior Letal defendeu a criação de um teleférico como estratégia de fomento ao turismo sustentável. O projeto foi discutido em recente visita à Secretaria de Turismo do estado com o secretário Kaio Maniçoba.

Tafarel aproveitou para convidar os parlamentares para a 13ª edição do “Maior Caldinho do Mundo”, no bairro São João da Escócia, e mencionou a realização de um evento com bolo de trigo na Vila Peladas.

O vereador Delegado Erick Lessa reforçou a relevância da pauta do ICIA e elogiou os projetos de Júnior Letal e Gil Bobinho. Em sua fala, também destacou a precarização do sistema de saúde voltado aos servidores públicos do Estado de Pernambuco.

O vereador Fagner dos Animais informou que protocolou um projeto de lei que sugere o uso de PIX como forma de pagamento no transporte público. Ele também propôs a realização de uma audiência pública sobre bronquiolite.

Encerrando o expediente, o vereador Edilson do MST comentou sobre a execução de mil novos cadastros no programa Minha Casa, Minha Vida em Caruaru.

Ordem do Dia

Dois projetos foram votados e aprovados por unanimidade:

  • Projeto de Lei n.º 10.107/2025, de autoria do vereador Hugo Leonardo Chaves, que institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no calendário oficial do município.

  • Projeto de Decreto Legislativo n.º 2.166/2025, de autoria dos vereadores Anderson Correia e Júnior Letal, que concede a Medalha de Honra ao Mérito “Dr. Geminiano Campos” ao diretor-geral do Hospital Mestre Vitalino, Marcelo Cavalcanti. A proposição foi aprovada com emenda substitutiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima quinta-feira (29), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).

Publicidade