Câmara de Caruaru homenageia Central e aprova projetos de desenvolvimento municipal Vereadores aprovam leis sobre descarte irregular de entulho e inovação tecnológica

Publicidade
Fotos: Vladimir Barreto
A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta terça-feira (02/9), a 44ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. A reunião foi marcada por homenagens ao Central Sport Club pela campanha na Série D do Campeonato Brasileiro e a aprovação de importantes projetos de lei.

Homenagens ao Central Sport Club

Antes do expediente, atendendo à solicitação do vereador Anderson Correia (PP), a Casa legislativa rendeu homenagens ao Central Sport Club pelo bom desempenho na Série D de 2025. Foram entregues moções de aplausos a representantes do elenco, imprensa, patrocinadores e torcidas organizadas, incluindo Alexandre Galiano Lazarini (elenco), Warley Santos (Giro dos Esportes), Edilson Silva (Virtron Energia Solar) e representantes das torcidas Comando Alvinegro, Central Chopp, Central Milgrau e União Centralina.

Primeiro expediente

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) abriu os trabalhos felicitando o retorno do vereador Silvio Nascimento (PL) às atividades presenciais após tratamento de saúde. O presidente Bruno Lambreta (PSDB) também saudou o retorno do colega parlamentar.

O vereador Mano do Som (PDT) comemorou o início das obras na Ponte Irmã Jerônima. O parlamentar agradeceu à secretaria de obras pelo início dos trabalhos que, segundo ele, vem cobrando desde o ano passado.

Anderson Correia (PP), sobre as homenagens ao Central, declarou que apesar de não ser torcedor ‘sangue puro’, é cidadão de Caruaru e luta pelos interesses do Central, que é patrimônio da cidade. O vereador reforçou sua luta pela remissão do débito tributário do clube

Gil Bobinho (PSB) também felicitou o retorno de Silvio Nascimento e trouxe novamente a questão da UPA Regional, relatando falta de macas para remoção de pacientes. Silvio Nascimento (PL), em seu retorno, agradeceu as saudações dos colegas e informou ter protocolado projeto de lei para criar o “Dia do Confeccionista” e requerimento sugerindo a criação do museu da feira da moda de Caruaru.

Raminho Xavier (PSD) agradeceu a requalificação da quadra de Serra dos Pintos, fruto de seu requerimento, e comentou sobre o Projeto Minha Casa, Minha Vida na zona rural. Thiago Macaco (PODE) e Cabo Cardoso (Avante) discutiram a necessidade de manutenção das estradas de Peladas e Pau Santo, levantando o debate sobre o papel fiscalizador do Legislativo. 

Ordem do dia

Foram aprovados por unanimidade os seguintes projetos:

– Projeto de Lei nº 10.091/2025, de Cabo Cardoso (Avante), que institui punições para descarte irregular de entulhos;

– Projeto de Lei nº 10.096/2025, de Professor Jorge Quintino (PODE), instituindo o Startup Day em 22 de março;

– Projeto de Lei nº 10.123/2025, de Professor Jorge Quintino (PODE), estabelecendo direito a nome em logradouro para servidores falecidos em serviço;

– Projeto de Lei nº 10.151/2025, de Silvio Nascimento (PL), alterando a nomenclatura “Feira da Sulanca” para “Feira da Moda”, além de onze projetos de decreto legislativo concedendo títulos de cidadania e medalhas de honra ao mérito.

Grande expediente

O Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou pedido para convênio com o Porto Digital através do Armazém da Criatividade, visando implantar o Programa Municipal de Bolsas Tech & Criativa para capacitação gratuita em tecnologia. 

Lula Torres e Paulinho (PSDB) tratou de estradas rurais e informou que irá se ausentar para realizar uma cirurgia.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para quinta-feira (04 de setembro de 2025), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo. 

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).

Publicidade