
Imagens: Jorge Farias/Secom/PMC
Protocolo de intenções entre a Fundação de Cultura de Caruaru e a Fundação de Arte de Ouro Preto prevê residências artísticas, exposições e apresentações musicais
A Fundação de Cultura de Caruaru assinou, nesta semana, um protocolo de intenções com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) com o objetivo de ampliar o intercâmbio cultural entre as duas cidades. A iniciativa prevê a realização de residências artísticas, exposições, apresentações musicais e outras ações voltadas ao fortalecimento da diversidade cultural entre a Capital do Agreste e a cidade mineira.
A proposta inclui a participação de bandas de pífano e trios de forró pé-de-serra de Caruaru na programação das “Sextas Abertas”, realizadas pela FAOP, além da presença de artistas visuais do Alto do Moura em exposições na Galeria Nello Nuno, em Ouro Preto. O acordo também abre espaço para que artistas mineiros tragam suas obras e experiências a Caruaru, por meio de debates, oficinas e atividades educativas em equipamentos culturais da cidade.
Durante a visita, representantes da FAOP participaram de reunião na sede da Fundação de Cultura e conheceram pontos turísticos de Caruaru, como o Alto do Moura, a Estação Ferroviária e o centro da cidade, além de detalhes sobre a organização de grandes eventos como o São João, o Motofest e o Pré-Carnaval Multicultural.
O presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, destacou a importância da parceria. “Essa parceria amplia os horizontes da nossa cultura e abre espaço para que o mundo conheça ainda mais a força do forró, da arte do barro e das tradições do Alto do Moura. Eles ficaram impressionados com a forma como Caruaru preserva e valoriza seus patrimônios, desde os museus até o Alto do Moura, o que reforça que estamos no caminho certo”, comemorou.