Em Xangai, governadora Raquel Lyra abre relações entre Pernambuco e o maior porto do mundo em movimentação de contêineres

Publicidade
Publicidade

Comitiva pernambucana promoveu o Porto de Suape como hub de movimentação e exportações

A governadora Raquel visitou, nesta terça-feira (21), o Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres. Acompanhada da comitiva, a gestora apresentou os potenciais do Complexo Industrial do Porto de Suape, destacando a oportunidade estratégica e os diferenciais competitivos em relação ao Brasil e à América Latina. Atualmente, o Porto de Xangai é o principal hub logístico global e se conecta a mais de 700 portos em mais de 200 países.

“Tivemos hoje a oportunidade de apresentar a infraestrutura e os números do Porto de Suape, iniciando as relações com o Porto de Xangai, que hoje opera mais de 350 rotas internacionais de carga. Sem dúvida, essa foi uma rica troca de experiências para atrair mais investimentos para Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, uma das metas da missão é conseguir estabelecer uma rota fixa entre Pernambuco e China. “O Porto de Xangai integra várias cadeias produtivas da China, sobretudo a automotiva. Conhecemos, hoje, o maior operador logístico automotivo do mundo e abrimos a possibilidade de um pacto de irmandade entre nossos portos para atrair linhas permanentes daqui da China para o porto de Suape”, disse.

Durante a agenda, a comitiva pernambucana conheceu alguns setores do Porto e também se reuniu com representantes da Haitong Logística, no maior terminal de carga e descarga de automóveis da China, localizado no Porto de Xangai.

*NEGÓCIOS* – Ao longo do dia, a chefe do Executivo estadual realizou reuniões com empresas dos setores de energia e logística, além de companhias aéreas, discutindo a possibilidade da produção do SAF, o combustível sustentável para aeronaves, a partir da biomassa em Pernambuco.

*MISSÃO* – Cumprindo missão internacional, a governadora continua em Xangai até o dia 22 de outubro. De 23 a 28 de outubro, a gestora segue para a Dinamarca, onde irá cumprir agendas em Copenhague e Sønderborg. O objetivo das agendas nos dois países é fortalecer parcerias já consolidadas e atrair novos investimentos para Pernambuco.

A agenda no Porto de Xangai foi acompanhada pelo embaixador Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Xangai e a equipe técnica do Consulado. Integram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Fotos: Divulgação.

Publicidade