
Fotos: Rafael Moreira
Marcado pela entrega de novos equipamentos, o momento reforçou protagonismo feminino na gestão municipal
Integrando o calendário do Outubro Rosa, marcado por ações de cuidado em diversos pontos da cidade, a Secretaria da Mulher de Caruaru sediou, nesta quarta-feira (22), uma reunião especial do Comitê Avança Mulher, reunindo secretárias, secretárias executivas, gerentes e consultoras da gestão municipal, a pedido do prefeito Rodrigo Pinheiro. O evento foi marcado por uma homenagem do gestor às servidoras, reforçando o compromisso da Prefeitura Municipal com a equidade de gênero e o protagonismo feminino nos espaços de decisão.
“Mais um Outubro Rosa que a gente reúne o primeiro escalão da Prefeitura de Caruaru para falar sobre as ações da gestão, comemorar os avanços das políticas públicas voltadas às mulheres e também anunciar novos investimentos. A cada ano, a gente investe mais diretamente em políticas transversais na gestão como um todo, além de fortalecer a rede com apoio do governo estadual e federal”, comemorou o prefeito.
Para celebrar o fortalecimento dessas políticas, o encontro também foi marcado pela entrega de 15 notebooks e 8 celulares que irão reforçar o atendimento do Centro de Referência da Mulher Maria Neuma da Silva Lira (CRM). Os equipamentos foram conquistados a partir de um convênio entre a Prefeitura de Caruaru e o Ministério das Mulheres, por meio de edital de chamamento público no valor de R$ 250 mil, que também resultará na aquisição de uma viatura para o centro.
A secretária da Mulher, Luana Marabuco, destacou que o momento simboliza a união entre cuidado e gestão. “Este é um espaço de celebração, mas também de reafirmação do protagonismo das mulheres que constroem diariamente as políticas públicas de Caruaru. O Outubro Rosa é sobre autocuidado, mas também sobre fortalecimento institucional, sobre fazer com que as conquistas cheguem às mulheres em todas as partes da cidade”, apontou.
A equipagem recebida representa mais um avanço na modernização do serviço, contribuindo para a sistematização de dados de violência doméstica, produção de documentos técnicos e melhoria das rotinas de atendimento.