Exposições e oficinas são destaques na Biblioteca Pública de Pernambuco em agosto

Publicidade

Local é aberto ao público de segunda a sábado

A programação de agosto da Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) reúne atividades que incluem exposições, oficinas, ações educativas e apresentação musical, reforçando a missão de ser um espaço de encontro com a leitura, arte, diversidade e saberes compartilhados. A BPE fica na avenida João Lira, sem número, em frente ao Parque Treze de Maio, na área central do Recife, e é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados das 8h às 13h.

Rumo à Aprovação: Fontes de consulta para concursos públicos

Com visitação aberta até o dia 1º de setembro, a exposição “Rumo à Aprovação” ocupa o Setor de Referência da BPE, reunindo obras do acervo que servem como suporte essencial para quem está se preparando para concursos públicos. São gramáticas, dicionários, manuais e outros materiais de consulta que ajudam os usuários a aprimorar a escrita, ampliar o vocabulário e aprofundar conhecimentos exigidos em provas.

EsLOVEnia e seus encantos culturais

Até o dia 14 de agosto, o hall da biblioteca abriga a exposição “EsLOVEnia e seus encantos culturais”, realizada em parceria com o Consulado Honorário da Eslovênia. A mostra integra o evento “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo – Cases de Internacionalização” e celebra os nove anos do consulado no Estado e os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Europa Central.

A mostra ocupa o hall da BPE com objetos típicos, camisas da seleção eslovena de futebol, uma réplica do primeiro abecedário do país e 24 painéis informativos que apresentam aspectos da história, tradições, paisagens e símbolos nacionais, além de conexões com o Brasil.

Música na Biblioteca

No dia 8 de agosto, às 15h, o Salão de Eventos da BPE recebe mais uma edição do projeto “Música na Biblioteca”, realizado em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A apresentação, que acontece mensalmente, oferece ao público uma experiência musical de alta qualidade.

Dessa vez o evento será marcado pela apresentação do grupo Triplum, formado por professores flautistas do CPM. A iniciativa valoriza a produção musical local e reafirma o papel da BPE como centro cultural dinâmico.

Lapidando Palavras: hora de editar nosso livro!

No dia 15 de agosto, às 13h, adolescentes entre 12 e 16 anos participam da etapa final do projeto “Palavras que Criam Mundos”, no Salão de Eventos da BPE. Neste encontro, os jovens autores irão revisar os textos e organizar o conteúdo que comporá seus próprios livros, além de planejar o formato do material impresso. A atividade, promovida pelo Setor Juvenil da biblioteca, destaca a importância da escrita criativa como ferramenta de expressão, empoderamento e construção de identidade entre os jovens.

A Foto da História – A melhor história é aquela que se aprende contando

De 18 a 29 de agosto, a exposição fotográfica “A Foto da História” poderá ser visitada no hall da BPE. A mostra é uma realização da Associação Viva e Deixe Viver – Contadores de Histórias em comemoração aos seus 28 anos de atuação. As imagens retratam o trabalho voluntário de contadores que atuam em hospitais, levando afeto, escuta e literatura a crianças, adolescentes, familiares e profissionais da saúde. A exposição emociona e inspira, evidenciando a força transformadora das narrativas e o valor da cultura como instrumento de humanização em ambientes de cuidado.

Oficina de Conservação Preventiva de Documentos em Papel

No dia 21 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a BPE realiza a Oficina de Conservação Preventiva de Documentos em Papel. A atividade integra a programação da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pela Fundarpe, e é voltada a profissionais da informação e colaboradores de espaços culturais.

A oficina capacita os participantes em práticas básicas de higienização, acondicionamento e pequenos reparos em acervos documentais. A ação reforça a importância da preservação do patrimônio escrito como forma de resguardar a memória coletiva e garantir o acesso às futuras gerações. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário.

Contar, criar e incluir: Uma manhã de inclusão na Biblioteca

Ainda no dia 21 de agosto, às 9h30, o Setor Infantil da BPE promove uma manhã inclusiva em parceria com o Setor Braille. A programação começa com a leitura de um livro sobre inclusão de pessoas com deficiência, seguida por uma oficina coletiva de montagem do símbolo da Lei Brasileira de Inclusão.

A atividade convida pessoas com e sem deficiência a interagirem, trocarem experiências e refletirem sobre o respeito às diferenças. As inscrições devem ser feitas pelos telefones: 81 3181-2660 ou 2658

Conexões Jovens – Do Pixel ao Poder: A Jornada dos Games

Encerrando a programação do mês, no dia 29 de agosto, às 14h, o projeto Conexões Jovens promove o evento “Do Pixel ao Poder: A Jornada dos Games”, em homenagem ao Dia Internacional do Gamer. Voltada ao público de 12 a 18 anos, a atividade oferece uma imersão na história dos videogames, desde os clássicos dos anos 70 até os jogos digitais mais recentes. Os participantes também poderão experimentar consoles retrô, revivendo personagens e jogos que marcaram gerações.

A iniciativa reconhece os games como parte relevante da cultura contemporânea e como ferramenta de socialização, memória e criatividade entre os jovens.

Foto em anexo: Arquivo SEE

Publicidade