
A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza, no próximo dia 16 de setembro de 2025, o XI Seminário de Energia Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, um dos principais eventos do calendário da entidade. A iniciativa acontece na Casa da Indústria, no Recife, das 14h às 19h, com inscrições gratuitas pelo site www.fiepe.org.br.
O seminário tem como foco discutir os desafios e caminhos para o fortalecimento da indústria a partir de uma agenda sustentável, eficiente e alinhada às exigências de competitividade do cenário atual. A programação será dividida em três painéis temáticos que abordarão, com especialistas e lideranças do setor, soluções e tendências nas áreas de energia elétrica, recursos hídricos e infraestrutura.
O primeiro painel, dedicado à energia elétrica, trará temas como a transição energética e sua relação com a competitividade industrial, o papel dos aterros sanitários na geração de energia elétrica e biometano no Brasil, e as estratégias para adesão ao mercado livre de energia, uma alternativa que vem ganhando espaço entre empresas que buscam reduzir custos e riscos operacionais.
Já o segundo painel será voltado aos recursos hídricos, com debates sobre segurança hídrica e a integração água–energia, destacando soluções sustentáveis aplicadas a setores estratégicos da economia.
Encerrando a programação, o terceiro painel, sobre infraestrutura, vai discutir os desafios da mobilidade na Região Metropolitana do Recife e os benefícios do Arco Metropolitano na logística e no escoamento da produção, obra considerada essencial para destravar gargalos históricos e impulsionar a competitividade regional.
Para o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, a iniciativa reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável da indústria. “A realização deste seminário é estratégica para o futuro da indústria pernambucana. Ao reunir especialistas e lideranças em torno de temas tão relevantes, promovemos o conhecimento e fortalecemos o diálogo necessário para garantir competitividade, sustentabilidade e desenvolvimento regional.”
Já o presidente do Conselho de Meio Ambiente da FIEPE, Anísio Coelho, destaca a importância de se discutir o uso racional da energia elétrica e dos recursos hídricos. “A discussão sobre a integração entre água e energia, aliada à preservação dos recursos naturais, é essencial para a sustentabilidade das nossas atividades produtivas. Precisamos pensar em soluções inteligentes, que respeitem o meio ambiente e garantam segurança hídrica para o futuro.”
Na avaliação de Fernando Teixeira, presidente do Conselho de Infraestrutura da FIEPE, pensar a infraestrutura é pensar a indústria a longo prazo. “A mobilidade urbana e os gargalos logísticos impactam diretamente a produtividade da indústria. Discutir obras estruturantes como o Arco Metropolitano é fundamental para destravar o crescimento e impulsionar a competitividade do nosso estado.”
O evento é uma realização da FIEPE, em parceria com o Conselho Temático de Meio Ambiente e o Conselho Temático de Infraestrutura, com o apoio da CNI, SENAI, SEBRAE, ABINEE, dos sindicatos da indústria,da Orizon, Aperenováveis, Renováveis, Secretarias de Recursos Hídricos e Mobilidade Urbana e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, Compesa e Apac. O patrocínio é da Sungrow.