

O governador em exercício Ricardo Paes Barreto vistoriou, neste sábado (25), as obras de requalificação das PE-073 e PE-061, na Mata Sul do Estado. O Governo de Pernambuco, através do Programa PE na Estrada, segue investindo na recuperação da malha viária pernambucana. Somente na Mata Sul, estão sendo restaurados 249 km de rodovias.
“Fico muito feliz não só em acompanhar as obras do Governo, mas de regressar a Ribeirão, e testemunhar as melhorias que vêm sendo feitas nas estradas. Temos uma nova realidade, fruto do esforço e dos investimentos que o Governo de Pernambuco tem deixado não só na Mata Sul, mas em todo o Estado”, destacou o governador em exercício Ricardo Paes Barreto.
A PE-061 recebe melhorias no trecho entre a PE-060, em Sirinhaém, e a PE-009, em Barra do Sirinhaém, com 10,8 km em recuperação. Já na PE-073, dois trechos estão sendo recuperados. O primeiro vai da PE-070 (Usina Cucaú) até a BR-101, em Ribeirão, com extensão de 22,6 km, o segundo liga a PE-060, em Rio Formoso, à PE-070 (Usina Cucaú), com 15 km recuperados.
André Fonseca, diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), apresentou um panorama da recuperação e execução das vias para garantir mais fluidez no Litoral Sul. “São vias que possibilitam mais tranquilidade para a população, além de facilitar o acesso às nossas praias e o escoamento da produção do Porto de Suape e do setor sucroenergético. As obras estão a todo vapor em todo território pernambucano, com um investimento superarior a R$ 5 bilhões só para a recuperação de estradas”, afirmou.
Todos esses investimentos são parte do PE na Estrada, que, até outubro de 2025, recuperou mais de 1.300 km de rodovias. Até o final de 2026, 3,5 mil km de vias serão recuperadas.
O deputado estadual France Hacker reforçou a parceria com a gestão estadual e os avanços para a região. “O Governo está trabalhando, não só com essas estradas, mas com uma série de ações que valorizam a saúde, turismo e qualidade de vida dos pernambucanos. Me sinto honrado em fazer parte desse projeto de mudança, ajudando sempre para desenvolver ainda mais a nossa Mata Sul”, pontuou.
Marcaram presença na vistoria o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o secretário executivo de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Pedro Neves; e os prefeitos Berg de Hacker (Rio Formoso), Fátima Borba (Cortês), Manoel da Retífica (Sirinhaém), Júnior de Beto (Palmares) Dona Graça (Catende) e Miruca (Água Preta); além do vice-prefeito de Barreiros, Zonari Sanguinetti.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom













