
O Governo de Pernambuco implanta uma nova ferramenta que modernizará a contratação e os pagamentos aos fornecedores de medicamentos e insumos de saúde do Poder Executivo Estadual, o CredenciaPE. O edital contendo todas as informações será publicado no Diário Oficial do Estado da próxima terça-feira (07). Para cadastrar as empresas no novo sistema, as Secretarias de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Compras Públicas (SECOP), e de Saúde (SES) realizaram nesta quarta-feira (1º) um encontro na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape).
O evento contou com as presenças das secretárias de Administração, Ana Maraíza; da Saúde, Zilda Cavalcanti; dos secretários da Fazenda, Flávio Mota e da Controladoria Geral do Estado, Renato Cirne; da procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, além de diretores de empresas da área de saúde e servidores do Estado. O encontro contou com a apresentação do programa e cadastro das empresas no CredenciaPE, além de treinamento para utilização do software. A nova plataforma realiza credenciamento contínuo de fornecedores e cotações eletrônicas em tempo real, para aquisição de medicamentos e insumos de saúde.
Nesse sentido, o CredenciaPE traz uma mudança de paradigma, uma vez que as compras públicas serão executadas de maneira mais rápida e eficiente. Presente ao evento, a secretária de Administração, Ana Maraíza, ressaltou a importância da iniciativa. “O CredenciaPE representa um marco na modernização das contratações públicas em Pernambuco, estando atualizada às normas da Lei nº 14.133/2021, além dos princípios da transparência, economicidade e eficiência administrativa. Essa ferramenta beneficia a população, a gestão pública e o mercado fornecedor”, destacou a titular da pasta.
“Esse novo modelo de aquisição pública através do acesso com novas tecnologias agregam um alto valor na eficiência a assistência à saúde. É um processo de inovação disruptivo, com rapidez na aquisição pública que se transforma em assistência à saúde de melhor qualidade aos usuários do SUS de Pernambuco”, ressalta a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
A implantação do CredenciaPE foi viabilizada a partir de Estudo Técnico Preliminar elaborado pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), vinculada à SAD. No documento, foi identificada a importância de implantar uma solução tecnológica para dar suporte ao credenciamento contínuo de fornecedores e à realização de cotações eletrônicas em tempo real.
A análise realizada pela ATI apontou a plataforma CredSUS, desenvolvida e operada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), como a única ferramenta com disponibilidade imediata, capaz de atender aos requisitos técnicos, legais e operacionais exigidos. Nesse sentido, o Governo de Pernambuco replicou o sistema bem-sucedido e o nomeou como CredenciaPE.
A disponibilização do CredenciaPE foi viabilizada pela SAD, por meio das Secretarias Executivas de Compras Públicas (SECOP), de Administração e Patrimônio (SEADP) e de Transformação Digital (SETD). Para realizar o cadastramento no CredenciaPE e conferir mais informações sobre a plataforma, basta acessar o endereço https://credencia.pe.gov.br/ .