Governo de Pernambuco lança edital de R$ 2,746 milhões para incentivar estudantes à inovação e ao empreendedorismo criativo

Publicidade

Nesta terça-feira (27), o Governo de Pernambuco – através das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Educação (SEE), em conjunto com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) – promove o lançamento do Edital de Bolsas do Espaço CRIA. O evento acontece na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, às 14h30, localizada no bairro da Macaxeira. A iniciativa é uma política que busca estimular a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem ativa entre os estudantes da rede estadual.

Com um investimento de R$ 2.746.200,00, o programa prevê o apoio de 69 projetos inovadores em escolas de todas as regiões do estado. Localizados em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs), os Espaços CRIAS oferecem atividades extracurriculares que conectam jovens à cultura de inovação, ao empreendedorismo criativo e às tecnologias digitais.

O edital tem o objetivo de conceder bolsas de incentivo aos estudantes engajados nos projetos desenvolvidos dentro do Espaços CRIAS. “Com foco na cultura maker, na prototipagem e no desenvolvimento de soluções inovadoras, o Espaço CRIA promove espaços que fortalecem o protagonismo juvenil e o uso de metodologias ativas”, ressalta a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro. “Essa parceria é justamente o que o governo pensa de uma gestão exitosa. A gente tem que ter parceria em todas as unidades e todos os órgãos do estado e isso não é diferente com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação. Então, o Espaço Cria chega como inovação dentro da escola, trazendo e projetando para os cursos que são trabalhados uma maior amplitude de conhecimento. O Espaço CRIA é a união entre secretarias, que visa justamente a amplitude da educação tecnológica no estado”, ressaltou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Publicidade