
Este é o maior programa de políticas públicas voltadas para a juventude do estado, com investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões, que serão executados pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ)
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (01/09), o maior programa de políticas públicas voltadas para a juventude do estado, com a autorização da licitação para a equipagem das Casas da Juventude nos 184 municípios e Fernando de Noronha. Os investimentos de quase R$ 6 milhões serão executados pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) e foram anunciados pela governadora Raquel Lyra no Ouvir Para Mudar da Região Metropolitana do Recife (RMR). A iniciativa prevê o fornecimento aos municípios de kits com itens de informática, mobiliário, além de equipamentos de TV e som.
Os kits serão entregues aos municípios após a formalização dos convênios da SCJ-PE junto às Prefeituras. “Teremos a juventude de Pernambuco muito mais fortalecida por meio desses espaços de diálogo, debate e construção de políticas públicas que se desdobrarão em mais educação, saúde, renda, inclusão e qualidade de vida para os nossos jovens”, frisou a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.
O estado conta atualmente com 28 Casas em atividade. A meta prioritária inicial da governadora previa a ampliação desse montante para 150 Casas. “Quando a governadora Raquel Lyra foi secretária da Criança e da Juventude, conseguiu deixar 100 casas em atividade. Hoje, retomar esse projeto de fortalecimento da política e de empoderamento do protagonismo da juventude nos seus territórios, é solidificar as juventudes pensando não só no futuro, mas no presente delas”, completa a secretária.
As Casas da Juventude são espaços de inclusão, cidadania e oportunidades, construídos em parceria entre o Governo de Pernambuco e os municípios. Esses equipamentos têm como missão ampliar a qualidade de vida da juventude pernambucana, promovendo acesso à educação, formação profissional e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil. Por meio de cursos de qualificação, oficinas e ações integradas, as Casas da Juventude contribuem para preparar os jovens para o mundo do trabalho e para o exercício pleno da cidadania.
Entre os equipamentos previstos nos kits estão: microcomputadores, mesas de escritório, cadeiras giratórias, impressora, mesa de reunião, armário, TVs, caixas de som, microfones, pedestais e cadeiras de auditório.
Fotos: Surama Negromonte/SCJ-PE