O festival garantiu seis dias com espetáculos gratuitos em Caruaru.
O espetáculo infantil “Tatu do Bem” foi o grande vencedor da nona edição do Festival Abril para o Teatro em Caruaru. Levou cinco prêmios: melhor sonoplastia, atriz coadjuvante, ator, atriz e direção. Já na categoria adulto, o espetáculo “O Auto da Barca do Inferno” ganhou três prêmios: melhor iluminação, atriz revelação e ator. O Festival Abril para o Teatro levou encenações, com acesso gratuito, para quatro lugares diferentes, em Caruaru, de 22 a 27 de abril.
Para o coordenador do evento, Rafael Amâncio, o público superou as expectativas. “O público desse ano foi maior que do ano passado e tivemos algumas apresentações lotadas. A meta agora é manter a plateia cheia nos espetáculos infantis e aumentar nas encenações da noite. E 2026 será uma data especial, a 10ª edição do festival e vamos homenagear as mulheres com o tema ‘O mundo se abre e a gente nasce’, celebrando o poder da força feminina” disse Rafael Amâncio.
Foram seis dias com espetáculos infantil e adulto, nos horários da manhã, tarde e noite no Teatro Rui Limeira Rosal/Sesc, no auditório da Seduc, na União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru e na praça do Bairro Agamenon. Ao todo foram 18 espetáculos de grupos de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará, além do show de encerramento com o cantor português de hip hop, trap e rap, Raphaël Isenutna.
*Vencedores* – Os dois trabalhos que levaram mais prêmios no festival são de grupos de municípios pernambucanos. O espetáculo Infantil “Tatu do Bem” tem direção de Guilherme Mergulhão e é encenado por um grupo do Recife. Levou o prêmio de melhor sonoplastia, melhor atriz coadjuvante com Alice Boa Hora, melhor ator para Lucas Vinicius, Gil Miranda venceu como melhor atriz e melhor direção para Guilherme Mergulhão.
Já o espetáculo adulto “O Auto da Barca do Inferno”, foi o que levou mais troféus entre as apresentações adultas. Foi encenado por um grupo de Goiana/PE e foi premiado por melhor iluminação, com Paulo André Teixeira; atriz revelação para Nilda Alegria e J.A Silva venceu como melhor ator. “A Lição” recebeu o prêmio de melhor espetáculo adulto e melhor atriz com Adriana Oliveira. Na categoria nacional, o melhor espetáculo foi pra “Samsara: Lições para o Fim do Mundo” e melhor ator para Jhon Whit em “Ainda Estou aqui”.
O Festival Abril para o Teatro é resultado do incentivo da Lei Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, prefeitura de Caruaru e Fundação de Cultura e Turismo, e conta com a parceria do Sesc e da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru-PE. Fazem parte da equipe do festival Sabrina Santos e Zi Rodrigues, como assistente de produção, e Valéria Saboia, na coordenação e produção dos espetáculos. Mais detalhes sobre a premiação no site https://abrilparaoteatro.wixsite.com/abrilparaoteatro .