HC-UFPE apresenta à comunidade série de obras e readequações de infraestrutura para 2025 com investimento de mais de R$ 83 milhões

Publicidade
Superintendência reúne gestores e colaboradores para explicar a importância das intervenções, que vão alterar o dia a dia do HC
 
Recife (PE) – O Hospital das Clínicas da UFPE está executando, em 2025, uma série de obras e de readequações em sua infraestrutura, que representam um investimento de mais de R$ 83 milhões. Muitas delas já começaram e outras serão iniciadas em breve, alterando a rotina em diversos setores em virtude dos serviços ao longo deste ano. A importância dessas obras e as mudanças temporárias que elas provocarão foram informadas à comunidade, na manhã desta segunda-feira (3), em reunião da Superintendência do hospital com gestores e colaboradores, no anfiteatro 1. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Essas obras são importantes para recuperar a infraestrutura do HC, um prédio inaugurado em 1979. Estamos planejando para que o transtorno [provocado pelas obras] seja o menor possível para os nossos pacientes, colaboradores, residentes, professores e estudantes. Vamos precisar da compreensão, apoio e colaboração de todos”, explicou o superintende Filipe Carrilho.
Financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela Ebserh, há obras como o Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP), a reestruturação (retrofit) das instalações elétricas de média e baixa tensão (essas duas já iniciadas), a modernização e ampliação do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e a criação da UTI Pediátrica. Além disso, há outras obras e readequações acontecendo em paralelo, como as reformas da maternidade e dos banheiros dos ambulatórios, por exemplo. Todas em conformidade com o Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH), do qual o HC foi projeto-piloto dentro da Rede Ebserh.
“Durante a fase de obras, alguns serviços serão realocados e podem ocorrer transtornos temporários, como barulho, mudanças no fluxo de pessoas e atendimento, além de realocação de serviços [internação, ambulatórios e administrativo], compartilhamento de ambientes com a otimização de espaços, redução de leitos e do número de consultórios, além de interdição de partes do estacionamento para instalação dos canteiros de obras”, finalizou Filipe Carrilho.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Publicidade