Publicidade

Edição pernambucana do Brazilian Mash Road discutirá a doença esteatótica metabólica em aulas teóricas e práticas cirúrgicas no
Recife (PE) – No próximo dia 5 de novembro, a partir das 7h30, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sediará a edição pernambucana do Brazilian Mash Road, evento itinerante pioneiro que conecta cirurgiões bariátricos e hepatologistas para discutir estratégias de diagnóstico e tratamento da doença esteatótica metabólica (gordura no fígado) e seu impactos na saúde. O encontro é apoiado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).
A doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD, em inglês) é a doença mais comum do fígado, afetando 30% da população mundial. Compreende um espectro de manifestações hepáticas associadas a distúrbios metabólicos e cardiovasculares, como obesidade e/ou distribuição desfavorável de gordura, resistência à insulina, hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes tipo 2. Nos casos iniciais geralmente não causa sintomas, porém nos casos mais graves, pode evoluir para inflamação, cirrose e câncer.
“A MASLD é a principal causa de doença hepática crônica no mundo e está se tornando a principal indicação para transplante hepático, tornando-se um assunto central para o planejamento de ações de prevenção e tratamento”, explica a cirurgiã do aparelho digestivo do HC e organizadora do evento, Clarissa Noronha.
O evento contará com parte teórica com especialistas de referência nacional; a realização de cirurgias bariátricas metabólicas ao vivo, com avaliação hepática em tempo real (FibroScan); e integração multidisciplinar entre cirurgia e hepatologia.
As vagas são limitadas e para fazer a inscrição gratuita, é só acessar o formulário neste link.












