Inclusão, moda autoral e música na abertura oficial do FJT nesta quarta-feira (30)

Publicidade

Fotos: Bernardo Leite

23ª edição também pode ser acompanhada de forma on-line pelo FJT Digital

Desta quarta-feira (30) até o próximo sábado (3), Toritama, localizada no Agreste pernambucana, vira o epicentro da moda e de negócios em toda a região Norte/Nordeste. Marcada para a quarta-feira, a abertura da 23ª edição do Festival do Jeans de Toritama (FJT) traz inclusão, moda autoral, música e negócios para a “Capital do Jeans”, além de nomes importantes da área empresarial e do mundo político. Atualmente, o FJT é o maior festival do segmento no Brasil.

Para dar as boas-vindas, mais uma vez, a Secretaria da Mulher do município e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizam um desfile inclusivo, com peças da região e muita emoção na passarela. A Santana Textiles, grupo cearense que atua no mercado têxtil há mais de 50 anos e investe no Festival pelo décimo ano consecutivo, além de outras edições, também preparou um desfile especial para receber os convidados da primeira noite de festival.

Pelo segundo ano, a Loja de Moda Autoral de Pernambuco (MAPE) vai desfilar no FJT. Ela levará à passarela uma seleção de roupas de alguns dos 85 designers e estilistas que compõem a loja. Essas peças serão combinadas com outras em jeans dos acervos deles. Também serão vistas bolsas produzidas com o tecido, de marcas que estão na MAPE, como Daterra Project (de Riacho das Almas, que reaproveita resíduos têxteis do Polo de Confecções do Agreste) e Gatos de Rua (Recife), além de sapatos confeccionados em jeans por Fernando Viana (Recife).

Idealizadora do evento, a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) vai fazer a entrega do Prêmio ACIT “Empresa Parceira” numa cerimônia de abertura que conta com a parceira da Prefeitura de Toritama. “Estamos preparando um evento ainda maior e mais bonito, com a marca que já se firmou: temos um dos maiores eventos de moda e negócios do Brasil”, pontua Luan Leitão, presidente da ACIT.

Neste ano, o FJT mergulha no conceito Retro Future, um convite para explorar a fusão entre tradição e inovação: a tecnologia avança, os tecidos evoluem, as técnicas se modernizam, mas a essência atemporal do jeans continua sendo reconstruída, reinterpretada e reimaginada. Nesta quarta-feira (30), o evento vai das 16h à 0h, com o início dos desfiles marcado para as 18h. A atriz e apresentadora Paloma Bernardi é a responsável, pelo quinto ano, por conduzir o festival. A animação musical vai ficar por conta do Trio Surreal e da cantora Myra Maya.

Para facilitar a entrada de quem vai visitar a arena dos estandes, evitando filas, a produção do FJT sugere que seja realizado um cadastro, previa e gratuitamente, no www.fjtdigital.com.br. No mesmo site, pode ser feito o cadastro de quem deseja acompanhar o festival de forma on-line – o link fica no canto superior direito da tela.

*Números* – Serão 4800m² de área montada para pavilhão de desfiles, expositores, música e espaço gastronômico para um público estimado em mais de 20 mil pessoas. Além de tendências, os visitantes podem fechar negócios no festival, que conta com a participação de mais de cem empresas, 50 estandes e 30 desfiles. A edição do ano passado registrou mais de 70 mil visualizações no YouTube e mais de 500 mil contas alcançadas nas redes sociais.

*Patrocinadores* – O FJT é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (ACIT), dirigido por Thiago Alexandre e conta com o patrocínio da Prefeitura de Toritama, Governo de Pernambuco, Santana Textiles, Jolitex Denim, Parque das Feiras, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), Sebrae, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Governo Federal.

Publicidade