Na Zona Norte do Recife, governadora em exercício Priscila Krause visita Carreta da Mulher, que já beneficiou mais de 40 mil pernambucanas

Publicidade
Publicidade

Espaço oferece diversos serviços gratuitos, como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas, colposcopias, biópsias e teleconsultas com mastologistas

A governadora em exercício Priscila Krause visitou, nesta quinta-feira (23), a Carreta da Mulher Pernambucana que está instalada no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, e celebrou a marca de mais de 40 mil atendimentos realizados desde o início das atividades da iniciativa, em maio deste ano. A ação, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tem levado serviços gratuitos e especializados de saúde para mulheres em todas as regiões do Estado.

“A Carreta da Mulher está oferecendo toda uma linha de cuidado voltada à prevenção do câncer de colo do útero e do câncer de mama. O serviço conta com profissionais qualificados e uma equipe comprometida em acolher as pernambucanas que precisam realizar seus exames e, muitas vezes, não conseguem vaga. A Carreta da Mulher já realizou mais de 40 mil procedimentos e 57 municípios foram atendidos”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Atualmente, a Carreta 1, responsável pelo atendimento na Região Metropolitana do Recife, está estacionada na Rua São Sebastião, em Água Fria, e permanece no local até esta sexta-feira (24), das 8h às 17h. O espaço oferece diversos serviços gratuitos, como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas, colposcopias, biópsias e teleconsultas com mastologistas. “O número de mulheres que nós já captamos é bem significativo. Assim, conseguimos estabelecer uma linha de cuidado para essas pernambucanas que há tanto tempo esperam por exames e consultas especializadas”, disse Gabriele Meireles, gestora da unidade móvel de saúde.

Desde o início das atividades, a ação já contabiliza 21.553 mamografias, 8.221 ultrassonografias de mama, 8.079 consultas ginecológicas, além de centenas de outros atendimentos especializados. A iniciativa busca descentralizar o acesso à saúde e garantir que mulheres de todas as regiões tenham oportunidade de realizar exames preventivos e acompanhamento médico.

Presente na visita, o deputado federal Mendonça Filho ressaltou a importância do projeto idealizado pelo Governo de Pernambuco. “Uma ação extraordinária em favor das mulheres do Recife e de todo o Estado. A Carreta da Mulher é um serviço que promove o cuidado integral com a saúde das pernambucanas”, afirmou. Já o deputado estadual Renato Antunes destacou a relevância da iniciativa no bairro. “A carreta promove dignidade e, principalmente, saúde para a população feminina. São projetos como esse que evidenciam o olhar humanizado e sensível do Governo de Pernambuco”, disse.

Retornando para consulta médica com os exames em mãos, Isabel Pereira da Silva, de 52 anos, afirmou que a carreta foi fundamental para agilizar exames que estavam pendentes. “É muito difícil conseguir uma consulta dessa, e para mim foi ótimo. Eu estava preocupada, querendo fazer, e não conseguia. Quando fiquei sabendo que tinha essa carreta, foi a minha salvação. Fiquei aliviada”, contou.

*CARRETAS DA MULHER* – O programa Carreta da Mulher Pernambucana segue percorrendo o Estado com quatro unidades móveis equipadas para atender diferentes regiões, levando cuidado, informação e prevenção a milhares de mulheres. Até o final de outubro, as carretas vão passar pelos municípios de São Lourenço da Mata, São José da Coroa Grande, Barreiros, Lajedo e Lagoa Grande.

Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como colposcopia, ultrassonografia e biópsias exigem encaminhamento médico ou resultado alterado.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Publicidade