
Espaço oferece diversos serviços gratuitos, como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas, colposcopias, biópsias e teleconsultas com mastologistas

A governadora em exercício Priscila Krause visitou, nesta quinta-feira (23), a Carreta da Mulher Pernambucana que está instalada no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, e celebrou a marca de mais de 40 mil atendimentos realizados desde o início das atividades da iniciativa, em maio deste ano. A ação, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), tem levado serviços gratuitos e especializados de saúde para mulheres em todas as regiões do Estado.
“A Carreta da Mulher está oferecendo toda uma linha de cuidado voltada à prevenção do câncer de colo do útero e do câncer de mama. O serviço conta com profissionais qualificados e uma equipe comprometida em acolher as pernambucanas que precisam realizar seus exames e, muitas vezes, não conseguem vaga. A Carreta da Mulher já realizou mais de 40 mil procedimentos e 57 municípios foram atendidos”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.
Atualmente, a Carreta 1, responsável pelo atendimento na Região Metropolitana do Recife, está estacionada na Rua São Sebastião, em Água Fria, e permanece no local até esta sexta-feira (24), das 8h às 17h. O espaço oferece diversos serviços gratuitos, como mamografias, ultrassonografias, consultas ginecológicas, colposcopias, biópsias e teleconsultas com mastologistas. “O número de mulheres que nós já captamos é bem significativo. Assim, conseguimos estabelecer uma linha de cuidado para essas pernambucanas que há tanto tempo esperam por exames e consultas especializadas”, disse Gabriele Meireles, gestora da unidade móvel de saúde.
Desde o início das atividades, a ação já contabiliza 21.553 mamografias, 8.221 ultrassonografias de mama, 8.079 consultas ginecológicas, além de centenas de outros atendimentos especializados. A iniciativa busca descentralizar o acesso à saúde e garantir que mulheres de todas as regiões tenham oportunidade de realizar exames preventivos e acompanhamento médico.
Presente na visita, o deputado federal Mendonça Filho ressaltou a importância do projeto idealizado pelo Governo de Pernambuco. “Uma ação extraordinária em favor das mulheres do Recife e de todo o Estado. A Carreta da Mulher é um serviço que promove o cuidado integral com a saúde das pernambucanas”, afirmou. Já o deputado estadual Renato Antunes destacou a relevância da iniciativa no bairro. “A carreta promove dignidade e, principalmente, saúde para a população feminina. São projetos como esse que evidenciam o olhar humanizado e sensível do Governo de Pernambuco”, disse.
Retornando para consulta médica com os exames em mãos, Isabel Pereira da Silva, de 52 anos, afirmou que a carreta foi fundamental para agilizar exames que estavam pendentes. “É muito difícil conseguir uma consulta dessa, e para mim foi ótimo. Eu estava preocupada, querendo fazer, e não conseguia. Quando fiquei sabendo que tinha essa carreta, foi a minha salvação. Fiquei aliviada”, contou.
*CARRETAS DA MULHER* – O programa Carreta da Mulher Pernambucana segue percorrendo o Estado com quatro unidades móveis equipadas para atender diferentes regiões, levando cuidado, informação e prevenção a milhares de mulheres. Até o final de outubro, as carretas vão passar pelos municípios de São Lourenço da Mata, São José da Coroa Grande, Barreiros, Lajedo e Lagoa Grande.
Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como colposcopia, ultrassonografia e biópsias exigem encaminhamento médico ou resultado alterado.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom













