Pernambuco registra menor taxa de abandono escolar do Brasil no ensino médio

Publicidade
Fotos: Demison Costa

Segundo dados do Inep referentes a 2024, Rede Estadual registrou taxa de apenas 0,7%, inferior à média nacional de 3,7%

A Rede Estadual de Ensino de Pernambuco registrou uma taxa de abandono de apenas 0,7% na etapa do ensino médio, a menor entre todos os estados do Brasil em 2024. Esse é o melhor resultado desde o início da série histórica, em 2007. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados na última terça-feira (12). 

O índice foi significativamente inferior à média nacional (3,7%) e à média do Nordeste (4,0%), consolidando o estado como um modelo no combate ao abandono escolar.  Além da liderança nessa questão, os dados do Inep apontam que a Rede Estadual de Pernambuco também se destaca pelo crescimento significativo na taxa de aprovação, que alcançou 96,3%, o melhor resultado histórico do estado. 

Outro destaque é a expansão do acesso à educação integral, reconhecida pelo Ministério da Educação como a rede com o maior percentual de acolhimento a jovens pretos e pardos. Os índices positivos são fruto de um conjunto de políticas públicas eficazes e diversas estratégias integradas que estão no escopo do programa Juntos pela Educação, maior investimento educacional do estado. 

“O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, mostra mais uma vez que a gente vem conseguindo desenvolver de forma muito positiva a permanência dos nossos alunos nas escolas. Isso tudo ressalta não só a questão específica da diminuição do abandono, mas também as políticas que acompanham esse processo, como a melhoria do transporte escolar, a ampliação da rede de escolas em tempo integral e o fortalecimento dos programas de busca ativa para identificar e apoiar estudantes em risco de abandono”, destaca o secretário de Educação, Gilson Monteiro. 

Essas políticas têm sido essenciais para aumentar a permanência dos estudantes nas escolas e melhorar seu desempenho acadêmico, refletindo diretamente no sucesso educacional do estado. Além disso, o monitoramento constante de indicadores escolares tem sido fundamental para o sucesso da gestão, assim como o acompanhamento rigoroso do desempenho escolar, que ajuda a tomar ações rápidas e precisas quando necessário.

Publicidade