
Foto: Beto Figueiroa
Foco é a produção e a distribuição de remédio
O ex-vereador do Recife Ivan Moraes, pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco, defendeu a implementação de um plano estadual da cannabis. Proposta foi anunciada hoje nas suas redes sociais e tem como foco a produção e a destruição de remédio, estendendo-se também à confecção de materiais como cordas, roupas, tijolos e outros produtos.
“Por que a gente ainda não criou o plano estadual da cannabis? Não estou falando de mudar a lei. Podemos fazer convênios para que universidades e pequenas produtoras possam plantar. Que a gente possa utilizar o Lafepe para produzir remédio”, defendeu o pré-candidato.
Ele também defende que o remédio possa ser distribuído de graça pelo SUS e exportado para o mercado internacional. “Pernambuco está perdendo bilhões de dólares todos os anos. O que não dá pra fazer remédio dá pra fazer calça, camisa, sapato, cosmético, corda pra paraquedas, vela pra veleiro, tijolo…”, afirmou.
Enquanto vereador do Recife, Ivan Moraes foi coautor da Lei que institui bases para a elaboração da política municipal de uso e distribuição de remédios derivados da cannabis. A Lei, aprovada em dois turnos da Casa de José Mariano e sancionada pela Prefeitura do Recife, autoriza o poder Executivo a fazer parcerias com instituições que produzem medicamentos à base da cannabis e distribuí-los na rede municipal de saúde.
“Não é um tema partidário, não é um tema que polariza. Até porque os filhos e as filhas das pessoas conservadoras também precisam usar esses medicamentos”, disse o pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco, quando da aprovação do projeto, que marcou um feito histórico no legislativo municipal por ter sido assinado por 26 mandatos.