Prefeito Josué Mendes é o candidato favorito para presidência do Comagsul

Publicidade

Se depender do cenário que movimenta os bastidores, o Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (Comagsul), não terá outro rumo. A eleição para a presidência da instituição que acontece no próximo dia 2 de setembro tem um nome favorito: o prefeito Josué Mendes. Dos vinte e três municípios consorciados, o político é o preferido com pelo menos 2 terços do eleitorado formado por gestores municipais.  Até o momento apenas a chapa do prefeito de Agrestina está registrada. Se eleito, ele será reconduzido para a comandar a próxima gestão de três anos.

Administrador por formação e experiente na gestão pública, o político já ocupou o cargo de vice-prefeito e vereador. Atualmente é o prefeito de Agrestina pelo 4º mandato. Josué Mendes foi o primeiro nome a presidir o Comagsul. O órgão existe há 22 anos e é considerado o primeiro consórcio público de Pernambuco. Na chapa encabeçada por Josué, a diretoria Executiva é composta por Rivanda Freire, prefeita de Jupi; Dr. Ruy Barbosa, prefeito de Bonito; além do Conselho Fiscal presidido pela prefeita de Catende, Dona Graça, assim como Marivaldo Pena que também é um dos membros.

De acordo com o Comagsul, esse é um momento fundamental para o fortalecimento das regiões do Agreste e Mata Sul. A participação de cada prefeito e prefeita é essencial. É através da eleição que se define os rumos da entidade, garantindo a continuidade de uma organização apartidária e de consenso coletivo para o interesse do desenvolvimento dos municípios e a melhoria da vida da população.

O Comagsul é presente nos municípios de Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Jaqueira, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, Jupi, São João, Riacho das Almas e Tacaimbó. A organização é um instrumento de cooperação técnico-científica, pedagógica, de intercâmbio turístico e cultural, de preservação do meio ambiente, incluindo agricultura, gestão ambiental e política de resíduos sólidos, saúde, manutenção e restauração do patrimônio histórico e outras ações.

Publicidade