
Fotos: Elvis Edson
Estudantes da rede participaram de escutas ativas para a elaboração do cardápio 2026
Com o objetivo de promover maior interação e participação das crianças e adolescentes na construção do cardápio escolar, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, iniciou, de forma antecipada, dentro das Escolas em Tempo Integral (ETI), uma escuta ativa com todos os estudantes para a elaboração do cardápio escolar 2026.
O projeto “Cardápio com a nossa cara” é inédito e inovador no munícipio, criado através do desejo dos próprios alunos da rede integral em participar de forma mais dinâmica do processo de construção do novo cardápio escolar. As escutas estão sendo feitas em todas as 10 Unidades de Ensino em Tempo Integral da rede e as sugestões serão validades para o próximo ano letivo.
De acordo com a Nutricionista e Gerente de Alimentação Escolar, Larissa Nascimento, as escutas são uma boa oportunidade para unir os hábitos alimentares já seguidos em casa com os hábitos escolares, mantendo sempre um padrão que garanta refeições saudáveis, seguras e culturalmente adequadas, priorizando alimentos in natura ou minimamente processados, além de muitas frutas, verduras, legumes e alimentos da agricultura familiar, especialmente orgânicos e agroecológicos.
Além das escutas e sugestões, o cardápio segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), equilibrando as preferências alimentares e recomendações nutricionais. “É um projeto que busca realizar da melhor forma possível o que o aluno deseja para se alimentar bem dentro da unidade escolar, com o que os padrões nutricionais pedem. Ouvir os próprios alunos foi a melhor forma de pesquisa para a construção de um cardápio ainda mais adequado e equilibrado dentro das unidades escolares de Caruaru”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço.