Projeto “Mulheres Rurais – Força, Tradição e Futuro” fortalece protagonismo feminino no campo caruaruense

Publicidade
Publicidade

Fotos: Jorge Farias

Iniciativa beneficiará mais de 300 mulheres em comunidades rurais com formação técnica, incentivo à produção sustentável e acesso ao crédito rural

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria da Mulher (SEMU) deu início, na terça-feira (21), no Sítio Pitombeiras (1º Distrito), ao Projeto “Mulheres Rurais – Força, Tradição e Futuro”. A ação é desenvolvida em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e tem como objetivo fortalecer o papel das mulheres no campo, promovendo inclusão produtiva, geração de renda e sustentabilidade nas comunidades rurais do município.

Ao todo, mais de 10 comunidades serão contempladas com oficinas de formação técnica em produção de alimentos biofortificados, culturas com maior teor de vitaminas e minerais essenciais, além de orientações sobre o acesso ao crédito rural, especialmente por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A iniciativa vai beneficiar mais de 300 mulheres rurais, estimulando o protagonismo feminino na agricultura familiar e aliando saberes tradicionais a inovações tecnológicas. Com isso, o projeto reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento social e econômico do campo, o fortalecimento das organizações produtivas femininas e o incentivo à agricultura de base sustentável.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, o projeto representa mais um passo importante na valorização das mulheres do campo. “As mulheres rurais têm um papel fundamental na agricultura familiar e na preservação dos saberes e tradições do campo. Com este projeto, queremos oferecer as condições e o suporte técnico necessários para que elas ampliem sua autonomia, aumentem sua renda e continuem sendo protagonistas do desenvolvimento rural em Caruaru”, destacou o secretário.

A secretária da Mulher, Luana Marabuco, também celebrou o impacto da iniciativa. “Essa é mais uma ação que garante o protagonismo das mulheres, através da gestão municipal. Por meio de iniciativas como essa, conseguimos fortalecer essas mulheres que já são lideranças rurais para que elas possam ter cada vez mais autonomia financeira para gerir suas vidas”, comemorou.

Publicidade