Reconhecimento, denúncias e demandas: Plenário da Casa é palco para sessão marcada por homenagens e apelos por políticas públicas

Publicidade

Foto: Vladimir Barreto

Atores da Paixão de Cristo emocionam ao defender o Teatro Municipal em sessão que aprovou lei contra fumo em espaços públicos e discutiu cultura, saúde e abastecimento

A Câmara de Vereadores de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (3), a 16ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Durante a sessão, foram debatidas pautas ligadas à cultura, segurança pública, abastecimento de água e novas articulações para investimentos no município. Além disso, os parlamentares aprovaram um projeto de lei que proíbe o consumo de cigarros e derivados em vias públicas.

Homenagem aos atores caruaruenses

Atendendo à solicitação do vereador Delegado Lessa (Republicanos), a sessão abriu espaço para uma homenagem aos atores Sebastião Alves (Sebá), Rita Assis, Wagnner Sales, Severino Florêncio, Ednilson Leite e Lucas Neves, em reconhecimento à contribuição deles para a cultura caruaruense.

Representando os homenageados, o ator Wagnner Sales, que integra o elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, destacou a importância do reconhecimento. “O momento é mais que uma homenagem, e sim um reconhecimento da luta incansável de cada artista que resiste, persiste e que faz da arte a razão de viver”, afirmou. Durante sua fala, ele também reforçou a necessidade da construção de um Teatro Municipal em Caruaru.

Após a homenagem, os artistas receberam os Votos de Aplausos pela atuação no cenário artístico local.

Debates na sessão: recursos para saúde e segurança pública

Durante o Primeiro Expediente, o vereador Anderson Correia (PP) destacou a instalação de um equipamento no Hospital do Câncer de Pernambuco, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Correia também convidou os parlamentares para acompanhá-lo na entrega de R$ 1,5 milhão em emendas ao ICIA.

A segurança pública foi tema recorrente entre os vereadores. Thiago Macaco (Podemos) defendeu o armamento da Guarda Municipal e o fortalecimento da categoria, recebendo apoio de Delegado Lessa e outros parlamentares. Já Gil Bobinho (PSB) cobrou maior efetivo policial nos bairros para combater a crescente sensação de insegurança na cidade.

O vereador Silvio Nascimento (PL) também abordou o tema da segurança, mas chamou atenção para a situação dos trabalhadores da empresa B1 Vigilância, que, segundo ele, estão com dois meses de salários e seis meses de vale-alimentação atrasados. “Estão em estado de penúria”, afirmou.

Já o vereador Edilson do MST (PT) convidou a população para o aniversário de 10 anos da Residência Multiprofissional em Saúde do Campo, projeto desenvolvido em parceria entre o MEC, a Prefeitura de Caruaru e a Universidade de Pernambuco. Ele também anunciou um mutirão do programa Desenrola Rural no Assentamento Normandia, articulado junto ao INCRA, e cobrou da Compesa melhorias no abastecimento de água para áreas rurais e urbanas.

Projeto de lei proíbe consumo de cigarros em vias públicas

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei n.º 10.024/2025, de autoria do vereador Silvio Nascimento (PL). O texto estabelece infração administrativa para quem consumir cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos fumígenos, incluindo maconha, em vias públicas da cidade.

A proposta foi aprovada com uma emenda substitutiva da Comissão de Legislação e Redação de Leis e recebeu parecer favorável das comissões competentes.

Demandas para o São João e infraestrutura

No Grande Expediente, os parlamentares trouxeram novas pautas para debate. O vereador Gil Bobinho (PSB) anunciou que, no dia 9 de abril, a Câmara receberá o superintendente do Banco do Nordeste para discutir uma linha de crédito destinada aos comerciantes do São João de Caruaru.

Enquanto a vereadora Mery da Saúde (PSDB) relatou sua viagem a Brasília, entre os dias 31 de março e 1º de abril, onde buscou articulações para a captação de recursos para Caruaru.

Na sua fala, João Neto (PSD) apresentou um requerimento solicitando a construção de um Parque de Exposições de Animais no município.

Já Tafarel (PDT) informou que esteve com um técnico da Neoenergia em Peladas para discutir problemas de fornecimento de energia na região. Sua fala recebeu apoio de outros vereadores, que criticaram a qualidade dos serviços da concessionária.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima terça-feira (08), às 16h, com transmissão ao vivo pelo TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

Publicidade