Fotos: Vladimir Barreto
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (10), a 18ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Os vereadores repercutiram a presença da governadora Raquel Lyra no município, trataram de questões como reforma agrária, transporte alternativo, saúde pública e descarte irregular de lixo.
Lançamento do projeto “Terra Plantar” é destacado por vereadores
O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), iniciou os trabalhos repercutindo a visita da governadora Raquel Lyra a Caruaru, ocasião em que foi lançado o programa “Terra Plantar”, voltado à agricultura familiar. O parlamentar destacou a presença de vereadores no evento, representando o Poder Legislativo.
Já o vereador Raminho Xavier (PSD) também comentou o lançamento do programa, além de registrar os 100 primeiros dias de seu mandato, reafirmando o compromisso com as pautas do campo e da agricultura familiar.
Reforma agrária e apoio aos comerciantes do São João
Edilson do MST (PT) destacou a realização do “Desenrola da Reforma Agrária”, articulado a partir de uma indicação aprovada na Câmara ao INCRA. A ação foi realizada nesta quinta-feira (10), em Caruaru, com atendimentos e orientações a assentados da região.
Enquanto o vereador Gil Bobinho (PSB) repercutiu a reunião realizada com um representante do Banco do Nordeste, que discutiu a implementação de uma linha de crédito específica para os comerciantes do São João, através do chamado “Crediamigo São João”.
O parlamentar também abordou o impasse enfrentado por motoristas e proprietários do transporte alternativo, que buscam a normatização da atividade na cidade. O tema teve apoio do vereador Delegado Lessa (Republicanos).
Suposto posto de saúde fechado e descarte de lixo são alvos de críticas
O vereador Thiago Macaco (Podemos) trouxe à tribuna a situação de um posto de saúde do Sítio Peladas, que, segundo uma moradora da região, está supostamente fechado e sem médico. O parlamentar também comentou problemas com a coleta de lixo em diferentes áreas da cidade, incluindo nas proximidades da própria Câmara.
A pauta teve o reforço do vereador Cabo Cardoso (Avante) que reconheceu o desafio da limpeza urbana e elogiou o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos. Cardoso anunciou que apresentará um projeto de lei para punir administrativamente quem descartar lixo em locais irregulares, como ruas e riachos.
Centro de Caruaru e albergue municipal também foram debatidos
Delegado Lessa trouxe à discussão problemas relacionados ao centro da cidade, destacando impactos negativos em comércios e residências próximos ao albergue municipal, localizado na Rua Saldanha da Gama. Segundo ele, o equipamento tem atraído pessoas de fora da cidade, algumas delas com tornozeleiras eletrônicas, o que, segundo o vereador, tem causado insegurança na região.
Além disso, Lessa apontou a necessidade de neuropediatras na rede pública de saúde. “Caruaru só dispõe de três profissionais para atender toda a demanda da cidade”, alertou.
Grande Expediente: foco na limpeza urbana
No Grande Expediente, Thiago Macaco voltou a abordar o problema da acumulação de lixo em vias públicas, reforçando a necessidade de ações mais efetivas para melhorar a limpeza e ampliar a consciência da população sobre o descarte adequado de resíduos.
Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima tterça-feira (15), às 16h, com transmissão ao vivo pelo TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.
As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL) em sapl.caruaru.pe.leg.br.