Unidades do Senac em Caruaru e Garanhuns aderem à campanha Banco Vermelho

Publicidade
Publicidade

Ação internacional recebeu apoio do Sistema Fecomércio/ Sesc / Senac – PE e consiste na conscientização contra o feminicídio

As escolas do Senac de Garanhuns e Caruaru, a partir de hoje (11), irão fazer parte da campanha Banco Vermelho, uma iniciativa internacional de combate aos crimes contra as mulheres. A ação consiste na instalação de bancos vermelhos em espaços públicos, sendo uma representação física de acolhimento e das vítimas mortas, para conscientizar sobre a violência e incentivar a denúncia. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei Federal nº 14.942/24, que integra o Banco Vermelho à política pública nacional de enfrentamento ao feminicídio. Em 2025, pesquisa do DataSenado revelou que 3,7 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar.

A ação está contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para a construção de uma cultura organizacional que valoriza o respeito, a equidade e o cuidado. A adesão do Senac Pernambuco e da Fecomércio-PE ao Instituto Banco Vermelho representa um compromisso institucional com a promoção de ambientes educacionais e laborais mais seguros, inclusivos e alinhados às práticas contemporâneas de responsabilidade social. A parceria fortalece iniciativas voltadas ao enfrentamento ao feminicídio e às violências de gênero, ampliando a capacidade das entidades do Sistema Comércio de atuar de forma proativa na formação cidadã e na proteção de suas comunidades.

Nesse mês de fevereiro, as unidades do Senac em Petrolina, Serra Talhada e Paulista também vão receber os bancos vermelhos, que contêm frases escolhidas após campanha realizada junto aos alunos das escolas das unidades. O projeto prevê ainda outras ações, que envolvem palestras para colaboradores, estudantes, cartilhas online e ações pedagógicas em sala de aula. No Recife, a adesão à campanha aconteceu no último dia 3 de fevereiro, com a presença da representante do Instituto Banco Vermelho (IBV), Andrea Medeiros.

*Banco Vermelho* – A ação é uma iniciativa internacional de combate aos crimes contra as mulheres e à violência doméstica que surgiu na Itália e foi trazida ao Brasil pelo Instituto Banco Vermelho. O Sistema Fecomércio| Sesc | Senac – PE é um dos apoiadores e o Senac está instalando bancos nas escolas de vários municípios pernambucanos. Os bancos são vermelhos em uma referência à cor do sangue das vítimas e trazem mensagens para provocar a reflexão, além de disseminar informações sobre canais de ajuda para as vítimas.

Publicidade