O advogado Armando Monteiro Bisneto, 44, tomou posse como diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape em solenidade realizada na manhã do dia 25 de abril de 2025, no auditório do Centro Administrativo da estatal portuária. A cerimônia foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause e por dezenas de convidados, entre políticos, empresários e stakeholders do segmento econômico.
No discurso de posse, o novo dirigente expressou um forte senso de missão e compromisso com o desenvolvimento sustentável e estratégico do complexo industrial portuário. O CEO reconheceu a importância histórica e econômica do porto, destacando as conquistas e a geração de empregos, mas enfatizou a necessidade de avançar ainda mais, atraindo novos investimentos e promovendo crescimento com responsabilidade ambiental e inclusão social.
Confira o discurso do diretor-presidente na íntegra:
Saudação aos presentes.
Governadora, quero dizer que me sinto honrado com o convite para, a partir da direção de Suape, poder servir ao nosso estado.
Quero agradecer a confiança. Assumo este desafio com um sentido de missão, de elevado propósito e com uma imensa vontade de acertar.
Suape é muito mais que um complexo industrial e portuário.
Suape é muito mais do que um ativo estratégico para Pernambuco. É uma plataforma extraordinária de desenvolvimento que conecta o Pernambuco do presente com o do futuro.
Mas Suape é também um símbolo.
Símbolo da grandeza de Pernambuco. Desta pujança que a senhora tem lutado diuturnamente para resgatar.
Atendo a este chamamento, governadora, com humildade, com espírito de equipe, aberto à sociedade e alinhado aos superiores objetivos do seu governo.
Suape tem que estar no centro de toda a política de promoção econômica de Pernambuco.
O que já temos hoje e que é fruto de conquistas de muitas décadas e do trabalho de gerações, precisa ser valorizado, cuidado e fortalecido.
Somos o maior hub de veículos do Norte e Nordeste.
Temos a maior movimentação de contêineres da região.
Lideramos a movimentação de granéis líquidos e o transporte de cabotagem no país.
Somos um complexo com mais de 80 empresas que geram mais de 20 mil empregos. Mas essas posições nós já alcançamos.
O nosso desafio agora é ir além. Precisamos ter a justa ambição de mirarmos mais longe.
É fazer com que aconteçam efetivamente os novos investimentos públicos e privados já previstos no nosso planejamento, mas sobretudo os que ainda não estão e que precisam ser conquistados com uma ação proativa, focada e persistente.
É necessário garantir que novos empreendimentos cheguem a Suape, mas precisamos estar atentos para que isso aconteça de maneira ambientalmente sustentável e socialmente equilibrada, assegurando prosperidade para todos.
Temos que avançar, como a senhora costuma dizer, governadora, sem deixar ninguém para trás.
Governadora, assumo esta missão e chego a Suape com uma percepção clara de quais são os meus desafios e responsabilidades.
Chego feliz por saber que vamos encontrar uma equipe técnica e um corpo de servidores, de trabalhadoras e trabalhadores, extremamente profissionais e dedicados.
Desde o primeiro momento pude perceber a paixão que move os funcionários de Suape, tanto o pessoal permanente, quanto os comissionados e terceirizados.
Saberei valorizar o esforço de cada uma e de cada um. E é com esse espírito de cooperação que me junto ao time e visto a camisa de Suape.
Quero contar com a colaboração de todos vocês, com muito diálogo, muita vontade de trabalhar e de vencer os desafios.
Sei que vou poder também contar com os colegas da diretoria e com um conselho de administração integrado por membros qualificados e experientes, sob a competente liderança do empresário Paulo Sales, além do dinamismo e do conhecimento do secretário Guilherme Cavalcanti, que tem conduzido tão bem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.
Quero também fazer o registro do meu agradecimento especial ao presidente Marcio Guiot pelo trabalho realizado e pela maneira profissional e pela transição exemplar que tivemos nos últimos dias.
Mas, antes de encerrar as minhas palavras, governadora, peço licença para fazer mais alguns agradecimentos e registros pessoais.
Quero agradecer à minha família por estar sempre junto comigo, me dando o apoio necessário, especialmente à minha esposa, Tarsila, e aos meus filhos, Miguel e Armando José. Sem a compreensão de vocês eu não poderia aceitar esse desafio.
Quero agradecer à minha mãe, ao meu irmão e irmãs pelo suporte que sempre me deram e continuarão a dar.
Quero agradecer ao meu pai por sempre me acolher, por me estimular e apoiar as minhas decisões.
Para mim, o senador e ministro Armando é um exemplo de homem público e uma grande inspiração. É um privilégio poder contar com a sua experiência e com o seu aconselhamento.
Saiba que tenho clareza dos desafios que me esperam a partir de agora.
Sei das responsabilidades acima de tudo com o nosso estado, com a população e com as gerações futuras.
Entretanto, devo dizer que, do ponto de vista pessoal, saberei também honrar este legado de ética e de compromisso que a nossa família tem com o crescimento e o desenvolvimento de Pernambuco.
Os nossos laços com o fortalecimento da economia e do setor produtivo do nosso estado são profundos. e aqui me cabe homenagear a memória do meu saudoso avô, Armando Monteiro Filho, que será sempre uma referência para todos nós.
Este é um legado que o senador Armando, como bem sabemos, continua defendendo com firmeza na sua luta diária, no seu trabalho e na sua vida pública.
Muito obrigado pelo apoio!
Muito obrigado, governadora! Será uma grande honra servir ao seu governo!
Tenham todas e todos um excelente dia!