HC realiza mutirão de cirurgias de joelho neste sábado (24)

Publicidade
Publicidade
Procedimentos de reconstrução ligamentar artroscópica do joelho serão feitas em pelo menos 10 pacientes
 
Recife (PE) – Neste sábado (14), a partir das 7h, o Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará um mutirão de cirurgias de reconstrução ligamentar artroscópica do joelho. Serão pelo menos 10 pacientes atendidos, que deverão entrar em internação no dia anterior ao mutirão. Uma equipe da Assistência em Ortopedia do HC, formada por cinco especialistas em joelho e 12 residentes, realizará os procedimentos.
Os portadores de lesões nos ligamentos do joelho e menisco podem evoluir com instabilidade do joelho acometido, fazendo-o tentar se adaptar às custas de outras estruturas que podem vir a apresentarem lesões associadas, causando dor, edema e limitação do movimento do membro. Uma cascata de alterações que termina por determinar o aparecimento precoce da artrose no joelho, por isso a importância do acompanhamento especializado e tratamento cirúrgico precoce.
“O mutirão vai ajudar a desafogar essa longa espera dos pacientes que serão contemplados, termina por evitar novas lesões e devolve aos pacientes a sua vida de forma plena”, comenta o cirurgião ortopédico do HC Mário Alves, que está coordenando este mutirão.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Publicidade