Publicidade

Com pouco mais de dois anos de existência, a urgência pediátrica do Hospital dos Servidores vem virando referência no atendimento a crianças e adolescentes. Só este ano, 4.238 crianças e adolescentes foram atendidos pela equipe.
Com uma equipe formada por seis enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e 32 médicos, dos quais dois são evolucionistas, que acompanham os pacientes que precisam de internamento, e, todos os outros trabalham em esquema de plantão, com escala de 12 horas.
“Nosso grande público é na maioria crianças até os 4 anos de idade, com problemas respiratórios, principalmente nessa época do ano, por conta das chuvas e a temperatura mais baixa. De março a começo de agosto ocorre o aumento no número de casos de infecções pulmonares por vírus e bactérias”, explica a médica evolucionista, Aline Vergetti.
A pediatria do HSE surgiu com o objetivo de ampliar o atendimento aos beneficiários. Em necessidade de internamento as crianças são transferidas para um dos hospitais da nossa rede credenciada. Em 2023, 8.269 pacientes foram atendidos e em 2024, esse número subiu para 9.240.
Ainda na nossa rede própria possuímos a urgência pediátrica da Agência do Sassepe de Caruaru. O pronto atendimento pediátrico funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. No local são atendidos casos de baixa complexidade, a exemplo de infecções virais, dor abdominal leve, diarreia e dores de cabeça. Lá também tem o atendimento ambulatorial, serviço oferecido nas Agências de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri e Garanhuns.
Dia do pediatra – No dia 27, é comemorado o Dia do Pediatra. A data foi escolhida em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria em 1910. O dia é uma oportunidade para reconhecer a importância da pediatria na saúde de crianças e adolescentes, além de homenagear os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde e bem-estar do público infantojuvenil, desde o nascimento até a adolescência (12 a 18 anos).
O pediatra acompanha o crescimento e desenvolvimento, realiza exames de rotina, aplica vacinas, orienta sobre cuidados diários e trata doenças comuns da infância, além de condições mais graves. Ele também oferece suporte aos pais, auxiliando em questões como alimentação, higiene e prevenção de acidentes.
FOTOS:Divulgação /Iassepe