
Fotos: Juelayne Gondim
Evento superou em 15% a expectativa de vendas já no primeiro dia. A 41ª edição da RNMP será realizada de 02 a 04 de março de 2026
Com um faturamento de R$ 37 milhões, superando a meta estabelecida, e reunindo o maior número de expositores de todas as edições, 200 fabricantes de vestuário, calçados e acessórios de Pernambuco, Goiás, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Ceará e Minas Gerais, a 40ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP) entrou para a história do projeto. Além dos resultados expressivos, a edição comemorativa também foi marcada por homenagens a expositores, compradores, autoridades, patrocinadores e apoiadores da iniciativa, considerada a mais representativa do Polo de Confecções do Agreste.
Quem passou pelo espaço de mais de 10 mil m², no Polo Caruaru, foi surpreendido por uma linha do tempo que ligava o credenciamento à área de exposição, contando a trajetória do evento com seus principais marcos, conquistas e desafios ao longo de duas décadas. Placas comemorativas também foram entregues a nomes que contribuíram diretamente para a longevidade da Rodada, simbolizando a importância das 40 edições do projeto, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae-PE.
Durante a abertura oficial, realizada na terça-feira (05), com a presença de autoridades do município e do estado, além de representantes das instituições parceiras, o presidente da Acic, Cláuston Pacas, reforçou que a Rodada está consolidada como um evento de destaque nacional no setor têxtil, impulsionando o Polo de Confecções e a moda pernambucana. “Ao longo das 39 edições anteriores, a iniciativa gerou R$ 619 milhões em negócios. Além de abrir novos mercados, o projeto fortalece a economia regional com geração de empregos, arrecadação e reconhecimento nacional da produção local”.
Já o presidente do Comitê Gestor da RNMP, Djalma Cintra, destacou que celebrar as 40 edições é motivo de orgulho, resultado do trabalho iniciado por pioneiros e fortalecido com parcerias fundamentais, como o Sebrae-PE, o Governo do Estado e a Prefeitura de Caruaru. “Vivemos o melhor momento de apoio institucional, o que aumenta a nossa responsabilidade em seguir avançando. É preciso coragem para dar os próximos passos e contar com todos para fazer uma Rodada cada vez maior e melhor para a região”.
Representando o Sebrae-PE, Murilo Guerra afirmou que a Rodada é um caso de sucesso, fruto da força do empresariado local e da parceria com a Acic. “O evento fortalece a cadeia produtiva e beneficia dezenas de municípios do Agreste, como Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e São Caetano. Para o Sebrae-PE, é motivo de orgulho participar continuamente desse movimento que gera desenvolvimento e oportunidades para todo o interior”.
Ana Luiza Ferreira, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), frisou que participar da Rodada é acompanhar de perto a força do polo têxtil. “Este evento traduz o que há de mais valioso no Agreste: força empreendedora, inovação e geração de oportunidades. Em pouco mais de um mês à frente da Adepe, esta já é a minha terceira visita à região, o que demonstra a importância estratégica do Agreste para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”.
Em nome da governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause ressaltou a importância da atuação conjunta para o crescimento da Rodada, destacando atores como a Acic, o Sebrae-PE e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE). “Um dado importante é o aumento do número de municípios envolvidos com o Polo de Confecções: de pouco mais de 20 no início da gestão para mais de 50 atualmente. Esse crescimento é reflexo direto do trabalho articulado entre as instituições envolvidas e da dedicação de todos os parceiros”.
O diretor-presidente do NTCPE, Pedro Miranda declarou que celebrar as quarenta edições da Rodada de Negócios é reconhecer a evolução das empresas. “Com apoio de consultorias e políticas públicas, o projeto elevou a moda industrial pernambucana a um novo patamar, mostrando ao Brasil a força do que é produzido no nosso Polo de Confecções. O NTCPE, junto ao Governo do Estado, tem orgulho de contribuir com esse desenvolvimento. Parabenizo todos que fazem dessa história um grande sucesso”.
Encerrando a solenidade, a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, expressou sua satisfação em participar da Rodada e parabenizou os participantes. “A Rodada de Negócios é um exemplo de sucesso de quando se compartilha a responsabilidade de impulsionar o desenvolvimento entre poder público, empresários e instituições. O evento movimenta o setor de confecções e mantém viva a chama do empreendedorismo em nossa cidade, colocando Caruaru pronta para receber compradores e parceiros”.
A relevância da RNMP também foi destacada pelos expositores e compradores. A empresária Anicléa Florêncio, que trabalha com jeans infantil, pontuou a principal vantagem da participação no evento. “É muito bom participar. A cada ano, vemos o crescimento da nossa empresa e vamos nos profissionalizando. A Rodada de Negócios nos trouxe esse benefício”. Ocomprador Matheus Pereira, da cidade de Toritama, também avaliou positivamente sua experiência. “Aqui encontro produtos de qualidade com bom preço e assim posso agradar os meus clientes”.
Entre os 800 compradores vindos de todas as regiões do país, a comerciante Laurilena Pinheiro reiterou que o evento oferece variedade e bons preços. “Levo tudo para a minha loja. Tenho roupas para bebês, adultos e produtos em promoção. No evento, consigo encontrar peças com ótimo custo-benefício”, finalizou.