Prefeitura de Caruaru lança projeto CresSER para ampliar atendimento a Primeira Infância

Publicidade

Fotos: Rafael Moreira

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início ao Projeto de Extensão CresSER, uma iniciativa inovadora voltada para o acompanhamento interdisciplinar de crianças de 0 a 6 anos. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC) através do Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (CERPRINC), em parceria com instituições de ensino conveniadas, todas as quartas-feiras, manhã e tarde.

O CresSER surge da necessidade de ampliar e qualificar o atendimento de crianças encaminhadas pela AME Infantojuvenil, fortalecendo o cuidado integral e oferecendo suporte não apenas aos pacientes, mas também às suas famílias.

O projeto conta com a atuação de estudantes das áreas de Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Física e Fisioterapia, sempre supervisionados por profissionais das instituições de ensino e pela equipe multiprofissional da Rede Municipal de Saúde.

As atividades envolvem:

Nutrição: avaliação e acompanhamento nutricional das crianças e orientações alimentares aos cuidadores;

Psicologia: suporte emocional e acompanhamento psicológico às crianças e famílias;

Serviço Social: apoio no acesso a direitos e serviços sociais;

Terapia Ocupacional: estímulo à autonomia e desenvolvimento das crianças;

Educação Física: atividades de estímulo motor e fortalecimento corporal;

Fisioterapia: atividades voltadas para a reabilitação motora física e cognitiva, em quadra e na hidroterapia.

A expectativa é melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento das crianças, além de oferecer maior orientação e apoio às famílias. Outro ponto de destaque é a formação dos estudantes, que terão a oportunidade de vivenciar a prática profissional em um espaço supervisionado e voltado para a inclusão.

O coordenador de Saúde Mental do município, Helison Ferreira, destacou a importância da iniciativa. “O CresSER representa um avanço na forma de cuidar das nossas crianças e de suas famílias, sejam elas atípicas ou não. Ao unir ensino, pesquisa e extensão, prática profissional e a rede pública de saúde, conseguimos oferecer um atendimento mais humanizado e integral, fortalecendo também o apoio às famílias”, afirmou.

Publicidade