
Serão realizadas palestras, práticas culturais e religiosas que unem saberes ancestrais e medicinas da floresta.
Caruaru será o único município de Pernambuco a receber a Comitiva Nuku Hui Keneya, que vem diretamente da Aldeia Flor da Mata, às margens do Rio Jordão, no Acre. O evento, que será realizado no dia 11 de outubro, tem caráter cultural e religioso e conta com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB).
O momento terá palestras e medicinas tradicionais da floresta, como a Jurema Sagrada e a Ayahuasca (Nixi Pae), com a presença dos representantes indígenas Txana Bai, Siri Ika e Txana Pae Nawa que conduzirão os rituais do povo Huni Kuî. Além da vivência espiritual, o encontro é um momento de valorização da cultura indígena.
A programação terá início às 14h, com a palestra sobre a “Importância da preservação da Serra dos Cavalos”, ministrada por Ademário Torres, membro da Associação Conhecer e Preservar a Serra dos Cavalos. Em seguida, às 16h, acontece a palestra “O que eu vi do outro lado: Lições para a vida de quem se encontrou na morte”, com Felipe Sales.
A cerimônia principal será realizada às 20h e terá práticas sagradas como Rume Reshke (Rapé), Shātsamati (Sananga) e Bekunite (Defumação). Também estarão disponíveis de forma opcional o Kápû (Kambô) e o Hāpaya (Batismo da Pimenta).
Os interessados em participar das palestras devem levar 1 kg de alimento não perecível. Já, para fazer parte da cerimônia principal, que acontece à noite, é preciso fazer a inscrição pelo telefone (81) 9.7303-1745.