
Foto: Divulgação
Órgão alerta para abusos financeiros e de consumo contra idosos
Nesta quarta-feira (1º), Dia Nacional da Pessoa Idosa, o Procon Caruaru chama atenção para os cuidados que esse público deve ter diante de práticas abusivas no mercado de consumo. Entre as situações mais registradas, estão empréstimos consignados não solicitados, descontos indevidos em benefícios previdenciários, cobranças abusivas e assédio de instituições financeiras.
“Como órgão de proteção ao consumidor, buscamos orientar o idoso, enquanto sujeito de direitos e vulnerável por sua condição, conforme previsto no Estatuto do Idoso. O Código de Defesa do Consumidor reforça essa vulnerabilidade e evidencia a importância da informação, da educação para o consumo consciente e da orientação sobre os direitos”, destacou a gerente geral do Procon, Cynthia Nunes.
Reforçando a atuação do Procon na proteção e orientação ao consumidor idoso, Cynthia Nunes completou que “nosso objetivo é garantir que o idoso, enquanto sujeito ativo de direitos, possa exercer sua cidadania, buscar proteção e exigir o que o Código de Defesa do Consumidor determina, contando com uma ampla rede de proteção aos seus direitos como consumidor”.
O órgão reforça que idosos podem procurar atendimento sempre que identificarem irregularidades em serviços contratados, descontos não autorizados ou dificuldades para cancelar cobranças.
O Procon Caruaru oferece atendimento presencial mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Silvino Macedo, nº 71, bairro Maurício de Nassau (mesma calçada dos Correios). Também é possível registrar demandas pelos canais digitais:
Plataforma Caruaru Digital: https://caruaru.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp&s=caruaru
Telefone: (81) 3101-0087
WhatsApp: (81) 98384-5909