Acic institui Câmara Setorial da Advocacia para fortalecer negócios jurídicos em Caruaru

Publicidade
Publicidade

Iniciativa busca impulsionar escritórios, estimular formalização e aproximar o setor jurídico da economia local

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) realizou, nesta segunda-feira (29), a reunião de criação oficial de sua Câmara Setorial da Advocacia. O encontro marcou a entrada formal do segmento jurídico no sistema de câmaras da Acic, com o objetivo de fortalecer a classe, ampliar o ambiente de negócios da advocacia e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.

O evento reuniu advogados e empresários e contou com a presença do presidente da OAB Caruaru, Ranieri Coelho; da vice-presidente da Acic para Assuntos de Câmaras Setoriais e Núcleos Especiais, Shirley Oliveira; dos coordenadores da nova Câmara, os advogados Bárbara Monteiro (coordenadora) e Bernardo Filho (vice-coordenador); e do procurador adjunto da Procuradoria Municipal de Caruaru, Bruno Lucas Bacelar; além de outros profissionais do Direito.

Shirley Oliveira agradeceu o engajamento dos presentes na criação da Câmara de Advocacia, destacando a relevância da iniciativa: “É uma demanda latente da cidade, que agora conta com um espaço de desenvolvimento, fomentando o avanço da área”.

O presidente da OAB Caruaru, Ranieri Coelho, reforçou o caráter inovador da proposta e anunciou sua própria associação à Acic como forma de apoio. “É um ponto de destaque da Acic promover esse aspecto empresarial ou trazer quem ainda não se achou neste universo enquanto negócio. É algo realmente inovador, uma medida importante e que tem o apoio da advocacia”, afirmou.

Durante a reunião, foi definida a primeira ação da nova Câmara: a elaboração de uma minuta de proposta de incentivo fiscal a ser apresentada ao prefeito Rodrigo Pinheiro. A sugestão prevê um abatimento de 50% no valor fixo do ISS (Imposto Sobre Serviços) para cada profissional habilitado, aplicável a sociedades de até cinco anos de formalização, como forma de estimular a abertura de escritórios e sociedades uniprofissionais, especialmente os de advocacia em fase inicial.

A coordenadora, Bárbara Monteiro, destacou o caráter integrador da iniciativa. “A Câmara Setorial da Advocacia nasce com o propósito de ser ponte entre o setor produtivo e o jurídico, entre a sociedade civil e as instituições de justiça. Queremos formar a cultura da legalidade, discutir soluções conjuntas e reafirmar princípios como ética, independência e compromisso com a democracia. Este é apenas o primeiro passo de uma grande história que começa a ser escrita em Caruaru”.

O vice-coordenador, Bernardo Filho, classificou o momento como histórico. “Estamos presenciando um marco para a associação comercial, com o nascimento de uma nova câmara setorial. Esta Câmara atuará em conjunto com a OAB ou de forma independente, mas sempre com o mesmo propósito: melhorar a vida dos advogados e, essencialmente, o ambiente de negócios da advocacia”, ressaltou.

Publicidade