Advogado pernambucano Almir Reis será palestrante no maior congresso de direito previdenciário da América Latina

Publicidade
Publicidade

Evento em Brasília deve reunir cerca de 2 mil profissionais e discutirá temas importantes para a previdência no Brasil

Entre esta quarta-feira (3) e o dia 5 de outubro, Brasília será palco do XIX Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, considerado o maior evento do setor na América Latina. Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o encontro deve reunir cerca de 2 mil profissionais da área, além de palestrantes de destaque nacional e internacional. Entre os nomes confirmados está o do advogado pernambucano Almir Reis, especialista em direito previdenciário, que será um dos palestrantes do congresso.

Para Almir Reis, participar do evento é uma oportunidade importante para quem se dedica à área. “Esse é o maior evento de direito previdenciário da América Latina, são participantes brasileiro e também de outros países. Sem falar que os principais nomes do direito previdenciário estarão lá”, diz o advogado.

O tema da palestra que ele apresentará está diretamente ligado a uma das questões mais comuns, e também mais delicadas, enfrentadas por alguns trabalhadores brasileiros, que é a regularização de períodos sem contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo o advogado, a palestra abordará de forma prática como é possível indenizar esses períodos, complementar valores pagos abaixo do necessário e garantir que o tempo de serviço seja contabilizado corretamente.

“Esse é um tema que impacta diretamente a vida de mais de 60 milhões de pessoas que atualmente contribuem para a previdência e que desejam contar, para fins de aposentadoria, algum período em que não houve recolhimento”, explica o advogado.

Com mais de uma década de crescimento contínuo, o direito previdenciário se consolidou como uma das áreas mais promissoras da advocacia no país. “É a área que mais cresce no direito e tende a alcançar o topo até 2030”, avalia Almir. Ele destaca, no entanto, que o cenário ainda impõe grandes desafios, como constantes mudanças legislativas, fraudes previdenciárias e alterações processuais frequentes.

Além de reunir especialistas e promover debates sobre temas importantes, o congresso também serve como vitrine para as principais tendências do setor nos próximos anos. A edição deste ano vai trazer discussões importantes sobre planejamento previdenciário, regimes próprios e complementares de previdência, além de sinalizar uma possível nova reforma previdenciária em 2027.

Publicidade